quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Consumo de cafeína




Nos últimos anos o consumo de bebidas energéticas tem crescido muito no mundo inteiro. As bebidas energéticas têm sido adquiridas para diversas finalidades, podendo ser para melhorar o desempenho esportivo, para aumentar capacidade de concentração enquanto dirige, estuda ou trabalha e ainda como forma de mistura em bebidas alcoólicas.
Os energéticos normalmente são compostos por ingredientes primários como a cafeína, taurina e ácido cítrico, sendo que a cafeína tem maior destaque. Os energético são utilizados para fim ergogênico que é um recurso para melhoria do desempenho (FRACES et al 2010).
Quando a cafeína é absorvida pelo corpo, estimula o sistema nervoso simpático que permite o corpo a se adaptar ao estresse criado pelo exercício físico. No coração, solicitará a secreção de norepinefrina e epinefrina, assim, aumentando a taxa de força nas contrações musculares. Elevam também os níveis de força cardíaca, assim, aumentando a pressão arterial e frequência cardíaca (Lee Hye-won, 2000). 
Porém, o uso da cafeína merece cuidado com a quantidade ingerida, pois, a utilização excessiva desses produtos pode ocasionar efeitos como insônia, ansiedade, aumento da frequência cardíaca e ainda a dependência (MELANIE et al, 2010).
Segundo o estudo de Reissig et al. (2009), após o consumo elevado de cafeína que superavam os valores de 3mg/kg, foi encontrado efeitos colaterais como ansiedade, insônia e estresse elevado.
Em outros estudos, sugere-se que baixas quantidades de cafeína necessitam de combinação com carboidratos para ter um efeito ergogênico significativo. A grande preocupação se dá por conta de possíveis problemas cardíacos, onde a população se mostra receosa, porém, tanto o estudo de Gregory et al. (2002), quanto de Janae et al. (2011) e Min An et al. (2014), não apresentaram diferenças significativas na frequência cardíaca em repouso e em exercício comparando grupo sem utilização de cafeína e utilizando. Já estudo realizado por Frances et al. (2010) comparou o consumo de diferentes concentrações de cafeína, um grupo com menos de 2mg/kg e outro com mais de 3mg/kg, onde no grupo com maior concentração, teve alteração na frequência cardíaca de repouso.
Os achados sugerem que concentrações baixas de cafeína combinadas com carboidrato podem ocasionar resultados ergogênicos sem haver alterações cardíacas.
Segundo Min An et al. (2014), a ingestão mínima diária seria de 10 a 20 mg, ingestão normal de 50 a 100mg, consumo elevado (150-400mg) e ingestão excessiva (superior a 400mg).


Fonte: http://cienciadotreinamento.com.br/resultados-do-consumo-de-bebidas-que-contem-cafeina/

Postado por Ana Carolina Fernandes



Nenhum comentário:

Postar um comentário