quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Funções e importância da Vitamina C

A vitamina C é um poderoso antioxidante e combate a formação dos radicais livres. Ajuda as células do organismo a crescerem e permanecerem sadias - principalmente as células dos ossos, dentes, gengivas e dos vasos sanguíneos. 
A vitamina C é necessária para combater infecções, atuar na absorção do ferro, reduzir o nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico. 



Fontes e informações nutricionais 

A vitamina C é encontrada na natureza. Está presente em todas as plantas, mas em quantidades muito variáveis. Cítricos, groselhas pretas, pimentão doce, salsa, couve-flor, batatas, batatas doces, brócolis, couves de Bruxelas, morangos, goiaba, manga... são fontes de vitamina C.

Na prática, o kiwi contém mais vitamina C do que a laranja ou o repolho. E, considerando as quantidades consumidas, as batatas representam uma contribuição essencial para algumas populações (de alguns países ou regiões da Europa, por exemplo).
Também é encontrada no fígado, bem como no leite e carne, mas para estes em quantidades menores.


A carência de vitamina C pode ser o resultado de vários fatores: diminui- ção dos aportes, diminuição de sua absorção, aumento das necessidades e aumento de sua eliminação. A carência de vitamina C é responsável pelo escorbuto, no adulto, e pela doença de Barlow, em crianças.
O escorbuto se manifesta através de sinais gerais, osteo-articulares e cutâneo-mucosos.


Vitamina C e sistema imunológico.

A vitamina C está envolvida em diversas funções do sistema imunológico, como motilidade leucocitária, quimiotaxia, atividade bactericida e transformação linfocítica. Um nível de vitamina C adequado é essencial para a função imunológica normal. A vitamina C em doses de 1g/dia reduz a duração e a severidade do resfriado. Há evidências de que doses terapêuticas elevadas de vitamina C iniciadas tão logo o episódio de resfriado se instale, reduzem significativamente a severidade dos sintomas.
Além disso a Vitamina C ou ácido ascórbico desempenha papel essencial na síntese de colágeno funcionalmente ativo, portanto, é fundamental para a reparação de tecido conectivo e a cicatrização de feridas.


O melhor caminho para conseguir todas as vitaminas nas quantidades necessárias é a alimentação. Ela é mais saudável, mas agradável e mais barata.  Os suplementos existem para atender a casos especiais, nos quais a alimentação pode ser considerada insatisfatória para atender às necessidades individuais de nutrientes. 









Fonte disponivel em: http://www.insumos.com.br/funcionais_e_nutraceuticos

Postado por Vanessa Policastri

Nenhum comentário:

Postar um comentário