quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Albumina: usar ou não?



Visando o ganho de massa muscular em pessoas que praticam atividade física, é muito comum sugerir, anunciar ou mesmo prescrever a ingestão diária de até 2 gramas de albumina, a proteína da clara do ovo, por quilo de peso corporal. Realmente funciona? Traz riscos a saúde? Qual a necessidade de proteína por dia?


Existem diversas marcas que comercializam albumina no mercado com o intuito de aumentar a massa muscular de atletas que malham. A albumina é uma proteína encontrada na clara do ovo e é comercializada na forma de pó solúvel para ser consumida após o treino ou durante as refeições. Sendo a albumina uma proteína, ela será para o organismo uma grande fonte de aminoácidos essenciais e não essenciais. Os aminoácidos essenciais não são produzidos no organismo, por isso é necessário obtê-los por meio da dieta, enquanto os não essenciais são produzidos naturalmente.

O corpo humano é movido por energia, e esta pode ser proveniente de carboidratos, gorduras e proteínas. Mas a forma como cada fonte de energia vai ser consumida vai depender da dieta que um indivíduo ingere e o exercício e intensidade que ele pratica. A proteína é a fonte de energia menos utilizada, sendo contribuinte com apenas 10% seja em atividade ou no repouso. Pessoas que ingerem uma dieta energética adequada e rica em carboidratos poupam mais as proteínas do que aquelas que se baseiam em uma dieta rica em proteínas. Isso porque, se consumirmos uma dieta deficiente em carboidratos, teremos que deslocar as proteínas para síntese de glicose quando necessário. Quanto a intensidade, se compararmos um atleta de atividades aeróbica de intensidade moderada e de longa duração com um atleta de atividade anaeróbica e força, observaremos que o primeiro irá depender muito mais da proteína como fonte de energia do que o segundo que exigirá de proteínas para a síntese de músculo. E os dois, comparados a um indivíduo sedentário, irão necessitar de uma ingestão maior de proteínas, no entanto, não tão exacerbada quanto alguns atletas insistem em consumir através de suplementos.

O excesso de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), ou seja, acima das recomendações nutricionais que são calculados com base em uma dieta energeticamente balanceada, pode levar a uma supernutrição, onde o indivíduo passará a ter ganho de peso e com isso, problemáticas como problemas renais, hepáticos, entre outros.

De acordo com o livro: “Condicionamento físico: atividade física, nutrientes e adaptações corporais”, de Ellie Whitney e Sharon Rady Rolfes, os indivíduos que praticam atividades que gastem muita energia ou os que trabalhem hipertrofia muscular com exercícios anaeróbios também não necessitam de suplemento de proteínas, a alimentação rica em proteínas já oferece as necessidades proteicas necessárias para esses atletas.


Podemos nos perguntar então: Qual a quantidade ideal de proteína que um atleta deve ingerir? Segundo as recomendações científicas (Recommended Daily Allowance/RDA-1989) são de apenas 0,8 grama/Kg/dia e não faz distinção entre atletas e sedentários. Se considerarmos alguém com 70 Kg, este deveria ingerir diariamente 56g de proteína. Se considerarmos que ele se alimentou ao longo de um dia de 2 peitos de frango, que equivalem a 90g de proteína (Nancy Clark, 2008), ele já teria ultrapassado as recomendações diárias de proteína. Ou seja, se ainda fizesse o uso de 2 colheres de sopa (quantidade mais recomendada nos sites disponíveis na internet) ele iria ingerir em um único dia 112g de proteína o que equivale a 1,6 grama/Kg/dia, além dos outros alimentos que ele iria consumir. Caracterizando um excesso de ingestão proteica que não será totalmente consumido pelo organismo para síntese muscular e deverá ser excretado, sobrecarregando os rins e o fígado.


Postado por: Ana Karinne de Lima e Priscila de Araujo Lucio.


Fonte: bromatopesquisas-ufrj.blogspot.com.br/2013/03/suplemento-de-albumina-funciona-ou-faz_9.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário