quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Não se esqueça de beber água!



 

Na correria diária, é comum lembrar de beber água apenas quando a sede aperta. Essa é mais uma daquelas atitudes prejudiciais à saúde. Manter-se hidratado ao longo do dia é vital para o bom funcionamento do organismo. A sede é um sinal de que o corpo já perdeu água demais e que muitas atividades metabólicas não aconteceram com qualidade.
É preciso ingerir água de hora em hora. Isso porque, além de regular a temperatura do corpo, esse líquido é responsável por praticamente todos os processos do organismo como digestão, circulação, absorção dos nutrientes, entre outros.
Para evitar que todos esses processos sejam prejudicados é simples. Basta estar atento à quantidade ideal de líquidos ingeridos, de 1,5 a 2 litros por dia, e beber água diversas vezes. Deixar uma garrafa de água na mesa de trabalho ou levá-la sempre com você é uma ótima saída para não se esquecer de beber esse importante líquido.

 

Sucos, refrigerantes ou água?


Não é necessário ingerir somente água. Sucos de fruta, refrigerantes e água de coco, por exemplo, também entram na contagem do volume de líquidos que devemos ingerir por dia. Porém, é importante lembrar que: com exceção da água, todas as outras bebidas possuem calorias e, por isso, devem ser computadas na dieta alimentar. Quando o assunto é água com gás ou bebidas gaseificadas é bom estar atento. Elas podem até não possuir calorias, mas interferem na digestão; por isso é melhor evitá-las.

Bebidas isotônicas: sim ou não?


Esse tipo de bebida contém grande quantidade de eletrólitos como sódio, potássio, cálcio e ferro que são perdidos com rapidez quando fazemos atividades físicas. Por isso, devem ser ingeridos apenas por quem pratica algum tipo de esporte ou exercícios mais intenso. Caso contrário, não há grande perda de eletrólitos e bebidas como água ou sucos de frutas são suficientes para repor o que foi embora com o suor, fezes, urina e respiração.

 

E o álcool?


Bebidas alcoólicas são diuréticas, ou seja, estimulam a produção de urina e, por consequência, a perda excessiva de água pelo organismo. O costume de matar a sede num dia de calor com uma cerveja, por exemplo, contribui para a desidratação. Por isso, as bebidas alcoólicas não entram na contagem do volume de líquidos necessário para manter o organismo hidratado.

 

Hidratação x atividades físicas


É importante tomar água, sucos ou bebidas isotônicas pelo menos duas horas antes da atividade, pequenas quantidades durante e depois. Utilizar roupas adequadas que permitam a evaporação do suor também é necessário para evitar a desidratação.

O perigo da desidratação


A falta de água no organismo pode desencadear uma série de distúrbios, entre eles:
- perda de sono e de memória;
- câimbra muscular e formigamento nos braços e pernas;
- indisposição para atividades físicas;
- queda de cabelo;
- ressecamento da pele;
- intestino preso;
- perda da coordenação motora.

Perceba se está ingerindo água suficiente


Examine sua urina. Se ela estiver incolor você está ingerindo água na quantidade que o seu organismo precisa. Agora, se estiver com a cor amarela forte, cuidado! É preciso tomar mais líquidos ao longo do dia.




Postado por: Ana Karinne de Lima e Priscila de Araujo Lucio.



Fonte: www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/muita-agua-todo-dia.aspx



Nenhum comentário:

Postar um comentário