quinta-feira, 12 de maio de 2016

A importância da Vitamina D

A vitamina D e seus pró-hormônios têm sido alvo de um número crescente de pesquisas nos últimos anos, isso porque além de sua função no metabolismo do cálcio e da formação óssea, também está associada de forma positiva com o sistema imunológico.

Estudos atuais têm relacionado a deficiência de vitamina D com várias doenças autoimunes, incluindo diabetes melito insulino-dependente, esclerose múltipla , doença inflamatória intestinal , lúpus eritematoso sistêmico  e artrite reumatoide.

A principal função da vitamina D é aumentar a absorção intestinal de cálcio, e promover manutenção dos níveis plasmáticos de fósforo.
Outros benefícios da vitamina D são: A prevenção do câncer de cólon, reto e mama; A proteção contra doenças infecciosas e o seu tratamento, assim como contra o envelhecimento.

A vitamina D já está sendo utilizada no tratamento de doenças autoimunes, doença que faz com que o sistema imunológico ataque e destrua tecidos saudáveis do corpo por engano. A vitamina D é um imunoregulador que inibe seletivamente o tipo de resposta imunológica que provoca a reação contra o próprio organismo. O tratamento de doenças autoimunes com vitamina D é algo recente, mas é visto por especialistas como um grande avanço da medicina.

Algumas das doenças autoimunes que podem ser tratadas com altas doses de vitamina D são: esclerose múltipla, artrite reumatoide e problemas oftalmológicos que podem comprometer seriamente a visão do indivíduo e para os quais o tratamento costumava ser muito difícil. 

A principal fonte da vitamina D é representada pela exposição do sol devido à radiação ultravioleta, sendo esta responsável por cerca de 80% da vitamina D que o corpo recebe. Já os outros 20% vem da dieta.





A deficiência prolongada de vitamina D provoca raquitismo e osteomalacia e, em adultos, quando associada à osteoporose, pode acarretar a um risco aumentado de fraturas.

É importante destacar que o excesso de vitamina D só ocorre por meio da suplementação. Isto porque os alimentos não contam com quantidades grandes da substância e a obtenção dela por meio dos raios solares é regulada pela pele, absorvendo só a quantidade necessária.. 
O excesso por meio dos suplementos sem a orientação de um profissional habilitado pode ser muito perigoso. Há o risco de ocorrer a elevação da concentração de cálcio no sangue e isso pode provocar a calcificação de vários tecidos, sendo que os mais afetados são os rins, que podem chegar a perder sua função. 

Fonte:  
Artigos: MARQUES, C. D. L.; DANTAS, A. T.;  FRAGOSO, T.S.;  DUARTE, A.L.B.P. A importância dos níveis de vitamina D nas doenças autoimunes. Rev Bras Reumatol. 2010.
BARBALI, D.; BARROS, A.C.; ARAÚJO, R.P.C. Vitamina D: Uma Abordagem molecular. Pesq Bras Odontoped Clin Integr. 2007.
Site: www.minhavida.com.br


Por Esther Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário