quarta-feira, 4 de maio de 2016

Fitoesterois





O tratamento e a prevenção de doenças cardiovasculares são questões preocupantes, tendo em vista, que o aumento da expectativa de vida da sociedade, fatores relacionados aos hábitos alimentares, sedentarismo, obesidade, entre outros, são fatores responsáveis pelo aumento da incidência dessas doenças na população. 

Estudos têm demonstrado que os fitoesteróis podem ser usados para fins terapêuticos e passaram a ser indicados para a prevenção de algumas patologias, sendo comercializados em formas farmacêuticas ou incorporados em alimentos, e também tem sido indicados na associação com medicamentos hipocolesterolemiantes, como as estatinas, uma vez que foram observados efeitos positivos nesta associação.

Os fitoesteróis são constituintes naturais presentes em plantas, óleos vegetais, legumes, verduras e frutas. Os seus efeitos enquanto constituintes naturais dos alimentos comuns são modestos uma vez que o seu consumo atual é relativamente baixo (entre 200 e 400 mg/dia), já a sua adição a alimentos tem resultados comprovados na diminuição do colesterol plasmático.

O enriquecimento de alimentos com fitoesteróis com o objetivo de contribuir para o controle das dislipidemias confere-lhes a classificação de alimentos funcionais.

O consumo de alimentos funcionais com 2g/dia de Fitoesterois (FE) parecem reduzir em 10 a 15% o colesterol total (CT) e o colesterol-LDL (C-LDL).



Os Fitoesteróis podem ser grandes aliados na redução do colesterol, porém não se deve esquecer, que eles devem estar associados a uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, por isso procure sempre um nutricionista e um médico para que ele possa orientá-lo da melhor maneira possível, principalmente se você fizer uso contínuo de algum medicamento.


Fonte: http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/fdc.php 
https://www.nestle.com.br/site/fazbem/nutricao/d/fitoesterois-aliados-na-reducao-da-absorcao-do-colesterol.aspx

Por: Diana Vasconcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário