quinta-feira, 5 de maio de 2016

Benefícios do Ovo

O ovo é considerado um alimento completo, tendo uma proteína de alto valor biológico, pois possui um teor de aminoácidos essenciais, sendo considerado uma das melhores fontes proteicas da nossa alimentação.
O nosso corpo não produz os aminoácidos essenciais, mas esses aminoácidos devem estar presentes na nossa dieta em quantidades suficientes, pois eles desempenham diversas funções vitais no nosso corpo.
Um ovo possui diversos nutrientes essenciais em quantidades variadas, incluindo aminoácidos, além de B12, ácido fólico, ferro, zinco e outros.
Sim, ovo é rico em colesterol, com cerca de 200mg de colesterol. No entanto, atualmente sabe-se que o colesterol da dieta não é o responsável pelo aumento do colesterol no sangue, podendo ser causada por desordens hormonais e metabólicas que aumentam a produção de colesterol pelo organismo.
Um ovo apresenta, apenas, 37,4% de gordura saturada e, além disso, a colina (presente em sua composição) atua também no controle da produção do colesterol. Contudo, se você já tem colesterol alto, é conveniente consultar com um bom nutricionista ou médico que entenda de Nutrologia para saber quantos ovos estariam liberados na semana.
A clara do ovo é pura proteína (albumina). Já a gema do ovo concentra vitaminas, minerais e gorduras boas, por isso, devemos consumir o ovo como um todo. Muitos não consomem a gema por conta da gordura, já que a clara não contém gordura, mas como vimos, a gema tem muitos nutrientes também, é só não exagerar.
Sim! Por ser fonte de proteínas, o ovo pode auxiliar em dietas de atletas e praticantes de atividades físicas para o ganho de massa muscular. Além disso, o ovo auxilia no bom funcionamento do cérebro, da saúde ocular, entre outros. Ovo branco e ovo vermelho tem o mesmo valor nutricional a diferença estar na linhagem da galinha. A raça da galinha que influenciará na cor da casca do ovo.

Fonte: http://www.drvictorsorrentino.com.br/
                                                                                        
Por: Esther Rocha

       Felipe Wesley

Nenhum comentário:

Postar um comentário