terça-feira, 14 de junho de 2016

Bioimpedância elétrica




O exame de Bioimpedância é realizado para uma análise completa para avaliação do peso corporal. Esse método de avaliação é uma alternativa rápida para a determinação da composição corporal, uma vez que é de fácil operação e relativamente confiável, podendo ser potencialmente usada no cálculo das estimativas de gordura corporal.
A avaliação da composição corporal por meio dos resultados da bioimpedância elétrica baseia-se no fato de que os tecidos com elevados conteúdo de água e de eletrólitos apresentam elevada capacidade de condução elétrica, ao passo de que os tecidos com baixas concentrações de água apresentam alta resistência à passagem de corrente, dessa forma que a máquina faz as suas devidas avaliações.


Como é o exame?

Esse exame é realizado com a colocação de dois pares de eletrodos adesivos na mão e no pé direito, onde ocorre a passagem de uma corrente elétrica. O procedimento não proporciona dores e é realizado em poucos minutos.

Com esse exame é possível estimar

  • A quantidade em porcentagem de gordura corporal
  • Peso real em percentual de peso de gordura
  • Peso total
  • Quantidade total em percentual de água corporal
  • As calorias gastas diariamente
  • Calcula o índice de massa corporal
  • A quantidade em percentagem da massa magra (dos músculos)

Caso você irá se submeter a esse exame é interessante verificar os procedimentos anteriores ao exame para evitar variações.

A balança de bioimpedância também está sendo comercializada, mas ela não contém as alças para apoio e medição de correntes pelas mãos, o que torna a avaliação menos precisa.

O exame é contra indicado para gestantes e pessoas que possuam marca-passo.

Fonte: www.mundoboaforma.com.br
          McARDLE, W. D.;KATCH, F. I.; KATCH, V.L. Fisiologia do exercício Energia, Nutrição e Desempenho Humano. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2003.

Por Esther Rocha

      Felipe Wesley

Nenhum comentário:

Postar um comentário