quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Cafeína e sua influência nos exercícios físicos


Cafeína na atividade física


A cafeína é uma substância presente em muitas bebidas e alimentos de fácil acesso à população, tanto em relação a sua oferta quanto ao seu preço, em virtude disso o seu consumo é significativo. A cafeína, para muitas pessoas, faz parte da rotina diária, hoje, provavelmente é a droga estimulante mais utilizada no mundo. A mesma atua em diferentes tecidos do corpo, provocando uma série de efeitos, entre eles estão a estimulação do sistema nervoso central, a interferência no sistema músculo esquelético e cardíaco e também a liberação e atuação de diferentes hormônios (Maughan e Burke, 2004). Como é considerada uma droga estimulante, a cafeína quando ingerida em excesso, ou por pessoas sensíveis a substância, pode ocasionar alguns efeitos colaterais, como insônia, irritabilidade, ansiedade, náuseas e até desconfortos gastrintestinais (Altimari e Colaboradores, 2001).
Em virtude desta ação no nível do Sistema Nervoso Central, Wilmore e Costil (1999) destacam alguns efeitos comprovados nos itens abaixo: 
• Aumento da atenção mental; 
• Aumento da concentração; 
• Melhora do humor; 
• Diminui o tempo de reação (resposta mais rápida);
• Aumenta a liberação de catecolaminas (hormônios como adrenalina noradrenalina); 
• Aumenta a mobilização de ácidos graxos livre; 
• Aumenta o uso dos triglicerídeos musculares.
O efeito ergogênico da cafeína sobre o desempenho tem sido evidenciado após a ingestão aguda de doses de cafeína entre 5 e 6 mg/kg de peso corporal. Tais quantidades produzem concentrações de cafeína na urina abaixo dos limites estabelecidos pelo COI para detecção de doping. Embora a administração desta substância possa ser feita de diversas formas, a forma oral tem sido a preferida por atletas e pesquisadores, em seus estudos, pela fácil aplicabilidade. Vale ressaltar que diversos fatores como as dosagens de cafeína empregadas, o tipo de exercício físico utilizado, o estado nutricional, o estado de aptidão física individual, além da tolerância à cafeína (habituação ou não à cafeína) podem influenciar a análise dos resultados apresentados por esses diferentes estudos. É possível afirmar então que a cafeína é um ergogênico eficiente, além de ser barato e de fácil acesso.  

Referências Bibliográficas

ALTERMANN, Alessandra Morin et al. A influência da cafeína como recurso ergogênico no exercício físico: sua ação e efeitos colateraisRBNE-Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 2, n. 10, 2012.

Elaborado por:  Vivian Bichara Martinez



Nenhum comentário:

Postar um comentário