terça-feira, 9 de agosto de 2016

HIBISCUS SABDARIFFA




É uma planta tropical selvagem, rica em produtos benéficos para o sistema cardiovascular como os ácidos orgânicos, polifenóis, antocianinas e polissacarídeos. É comum a utilização do chá desta planta para tratar a hipertensão arterial.
Há pouco tempo foram revelados os benefícios desse chá também para o metabolismo, agindo em especial na queima de gorduras. Acredita-se que ele tenha uma ação mais importante que o chá preto e o verde. Para se ter uma ideia, um estudo no qual pessoas diabéticas foram divididas em dois grupos em que um bebia chá de hibisco e o outro chá preto, duas vezes por dia durante um mês, mostrou que o grupo que bebeu o chá de hibisco teve melhoras significativas no perfil lipídico do que os indivíduos do grupo do chá preto.
– Ação termogênica e redutora de obesidade e gordura abdominal: Em fevereiro de 2014 foi publicada uma pesquisa mostrando que pessoas obesas com idade entre 18 e 65 anos e que consumiram extrato de hibisco por 12 semanas, tiveram resultados animadores com redução de peso, além de redução de ácidos graxos leves circulantes que está associado com obesidade e diabetes descontrolada.

– Hipertensão arterial: O chá do extrato de hibisco tem eficiente ação na redução da pressão arterial, sendo, portanto, um importante aliado na saúde cardiovascular.
Em outro estudo, pacientes diabéticos com hipertensão leve e que beberam o chá de hibisco tiveram a sua pressão reduzida, enquanto, os que bebiam, chá preto tiveram sua pressão elevada.
– Proteção hepática: Melhora a função hepática reduzindo a esteatose do fígado (gordura), sendo que os pesquisadores creditam essa ação pela presença de polifenóis, muito útil no tratamento da gordura hepática, tanto a não alcoólica como a alcoólica.
– Proteção anticâncer: Pela presença de polifenóis, o extrato de hibisco em humanos induz a morte celular em células de carcinoma gástrico e em células de leucemia.

– Diabetes: Nos indivíduos diabéticos, o extrato de hibisco melhora a pressão sanguínea e o perfil lipídico.

– Cálculos renais: O extrato de hibisco tem ação na redução da formação de cálculos.

– Síndrome metabólica: Melhora a glicemia, colesterol e triglicérides, além de agir na resistência à insulina, sendo, portanto, promissor na prevenção e tratamento da síndrome metabólica.

– Ação antioxidante: O extrato de hibisco é rico em polifenóis, compostos reconhecidos por suas propriedades antioxidantes e anti-envelhecedora.

Fonte: http://www.drrondo.com/cha-hibisco-inibe-obesidade-hipertensao/


Como fazer chá de hibisco?

 

A maneira correta de como preparar chá de hibisco é através da infusão a partir dos cálices do botão seco e de cor vibrante da flor. O ideal é consumi-lo in natura, ou seja, sem estar triturado como nos saquinhos de chá industrializados.


Medidas:

  • ·         2 colheres cheias (sopa) de hibisco seco;
  • ·         1 litro de água.


Preparo:
Após aquecer a água até o ponto de fervura, acrescente o hibisco. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar de 5 a 10 minutos, coando em seguida.

Dicas 

 

  • ·         É indicado evitar a adição de açúcar, mas caso não consiga é melhor usar mel;
  • ·         Pode-se incrementá-lo adicionando suco de laranja ou de limão, algumas fatias de gengibre e até mesmo canela!
  • ·         O ideal é fazer somente a quantidade que se espera consumir no dia, evitando que o chá perca suas propriedades terapêuticas;
  • ·         Aconselha-se tomá-lo entre as refeições, diariamente;
  • ·         Evite deixar o chá em descanso por muito tempo, uma vez que as propriedades medicinais podem ter seus efeitos diminuídos;
  • ·         Pode-se fazer chá gelado com a bebida, sendo necessário deixá-lo apenas uma hora na geladeira;
  • ·         Por sua coloração concentrada, a bebida pode manchar tecidos, jarras e copos plásticos, alguns tipos de chaleira. Por isso, evite fazê-lo nesses recipientes e tenha cuidado ao manuseá-lo.

·          

Cuidados

 

  • ·       Não se deve exagerar no consumo do chá, pois isto pode levar à intoxicação. É recomendado consultar seu médico ou nutricionista antes de começar a tomá-lo com frequência;
  • ·         Por seu efeito diurético, o excesso do consumo de chá de hibisco pode levar à eliminação excessiva de eletrólitos importantes, como o sódio e o potássio;
  • ·         O chá de hibisco é contraindicado para gestantes e mulheres que desejam engravidar, uma vez que pode afetar a fertilidade e os hormônios femininos – especialmente o estrogênio;
  • ·         O chá de hibisco não é milagroso. Sem estar aliado a uma alimentação balanceada e à prática de atividades físicas para conseguir um emagrecimento efetivo e saudável, a bebida terá seu efeito diminuído;
  • ·         Uma alimentação que não dependa de produtos industrializados e gordurosos também faz grande diferença para os efeitos desintoxicantes do chá de hibisco. Não adianta esperar um efeito detox sem ter uma dieta equilibrada.

Fonte: http://www.mundoboaforma.com.br/como-fazer-cha-de-hibisco-receita-e-dicas/#sMrMlgJQEoYAdW6x.99


Elaborado por: Thais Lima e Petriane Moreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário