quinta-feira, 15 de setembro de 2016

PAPEL DO GLICOGÊNIO NA ATIVIDADE FÍSICA

PAPEL DO GLICOGÊNIO NA ATIVIDADE FÍSICA


Manter bons estoques de glicogênio muscular é fundamental para melhorar a performance esportiva do atleta e a recuperação muscular após o treino.
O glicogênio muscular é a principal fonte de carboidrato utilizada para a produção de energia durante a atividade física. Durante o processo de glicogenólise¸ que ocorre por meio de uma enzima chamada de glicogenólise forforilase¸ o glicogênio é degradado em moléculas de glicose, que é rapidamente convertida em moléculas de ATP, a moeda de energia para as células desempenharem o movimento, que atua como se fossem “fichas de energia”. A conversão de glicose em ATP acontece em todas as células do organismo, local onde ocorre a glicólise, como é conhecido esse processo.
Após o músculo utilizar boa parte dos estoques de glicogênio, começa a ocorrer a fadiga muscular e a queda do desempenho esportivo por falta de energia para o músculo continuar em atividade. Para adiar a sensação de fadiga, é importante consumir no pré-treino alimentos fontes de carboidratos de baixo e médio índice glicêmico, que irão liberar glicose durante o exercício e poupar o glicogênio muscular, promovendo melhor desempenho.
Após a atividade física, o mais adequado é que os carboidratos sejam os de alto índice glicêmico, ou seja, que sejam rapidamente absorvidos.
É importante consumir uma combinação de alimentos ricos em proteínas e carboidratos após a atividade física, pois irão acelerar a recuperação muscular e tornar a reposição dos estoques de glicogênio muscular mais eficiente, aumentando a performance esportiva nos treinos ou competições posteriores.
Se a refeição pós-treino contém apenas proteínas, sem carboidratos, ocorre a gliconeogênese, ou seja, o organismo passa a utilizar os aminoácidos para a formação de glicose, comprometendo a recuperação muscular e ganho de massa magra.
Elaborado por: Thais Lima e Petriane Moreira

Fonte: https://www.natue.com.br/natuelife/o-que-e-glicogenio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário