sexta-feira, 28 de outubro de 2016

LOWCARB

COMECEI A LOWCARB E ESTOU ME SENTINDO MAL. SERÁ QUE É FALTA DE AÇUCAR?”



É comum ouvir algumas “reclamações” nos primeiros dias de uma dieta LOWCARB, como dor de cabeça, tontura, náusea, fadiga, cãibras e pressão arterial elevada. É quase como uma gripe.

Muitos atribuem erroneamente esse mal estar à “falta de açúcar”. Mas saiba que o seu fígado trabalha continuamente para secretar glicose e, assim, manter sua glicemia estável mesmo em jejum ou em uma dieta de baixo carboidrato. Bastante sábio, não é mesmo?

Na verdade, esse mal estar se deve a um desequilíbrio hidroeletrolítico PERFEITAMENTE NORMAL, uma vez que o jejum e a restrição de carboidratos aumentam a excreção de sódio pelos rins (natriurese), o que, naturalmente, leva a uma perda compensatória de água pelos rins para manter o equilíbrio osmótico do plasma. A perda de água, por sua vez, leva a uma contração maior do volume intravascular e a uma cadeia de fenômenos fisiológicos, provocando os sintomas comumente relatados. Conforme você se adapta à LOWCARB, a paz volta a reinar no seu corpo.


Curiosidade: é por causa dessa perda de água e sódio que as pessoas “desincham” quando iniciam uma lowcarb ou cetogênica.


A solução como pode ver, é bem simples: aumentar o sódio pela dieta e de água para restabelecer o equilíbrio hidroeletrolítico e cessar os sintomas.


Qual a quantidade de sódio a ser ingerida?

Bom, não precisam entrar em “paranoia” de ficar contabilizando até as gramas de sódio, a grande maioria das pessoas não precisa “cortar” o sódio com medo de ficarem hipertensas, e sim o excesso de carboidratos, especialmente açucares e farinhas. Faça o consumo regular de sal na alimentação.

Se houver algum mal estar durante o dia, uma pitadinha de sal na Boca já deve resolver.



ESCRITO POR: Dr. Aloisio Vargas.

PUBLICADO POR: Petriane Moreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário