terça-feira, 14 de março de 2017

Reposição Hídrica

 Uma hidratação apropriada durante a atividade física pode garantir que o objetivo esperado seja atingido e que problemas de saúde sejam evitados. Para assegurar uma boa hidratação existem fatores que influenciam quando e quanto beber de água, as recomendações variam do tipo de atividade e de fatores individuais, como: condicionamento físico, modalidade praticada, idade, clima, entre outros.

O stress do exercício é destacado pela desidratação, que aumenta a temperatura corporal e prejudica as respostas fisiológicas e o desempenho. Esses efeitos podem ocorrer mesmo com uma desidratação leve ou moderada.

A desidratação afeta o desempenho aeróbio, diminui o volume de ejeção ventricular pela redução do volume sanguíneo e aumenta a frequência cardíaca. O reconhecimento dos sinais e sintomas de desidratação é fundamental.  Quando leve a moderada se manisfesta como fadiga, perda de apetite e sede, pele avermelhada, tontura e aumento da concentração urinaria. Quando grave  ocorre perda de equilíbrio, pele seca e murcha, olhos fundo e visão fosca, delírio e espasmos muscular.

A ingestão de líquidos, independente da presença de carboidratos melhora o desempenho para primeira hora de exercício aeróbico em alta intensidade. Como a desidratação decorrente do exercício pode ocorrer não apenas devido a sudorese intensa mas, devido a ingestão insuficiente/ absorção deficiente é importante reconhecer os elementos que influem na qualidade da hidratação.


A água é uma boa opção de reidratação para o exercício por ser facilmente administrada e ocasionar esvaziamento gástrico relativamento rápido. Entretanto para atividades longas ou curtas de elevada intensidade (futebol, tênis,etc) pode favorecer a desidratação voluntaria e dificultar o processo de equilíbrio hidroelétrico.

A inclusão de sódio nas bebidas reidratantes promove maior absorção de aguá e carboidratos durante o exercício. Em exercícios prolongados que ultrapassam 1 hora de duração recomenda-se beber líquidos que contenham sódio, que corresponde a concentração similar  ou mesmo inferior do suor de um individuo adulto. recomendação deve ser estudada caso a caso quando o exercício for de alta intensidade.

A ingestão de carboidratos em atividades intensas acima de uma hora pode retardar a fadiga , a ingestão de carboidratos previne a queda da glicemia após 2 horas de exercícios. 



Devemos ingerir líquidos antes, durante e depois das atividades físicas. recomenda-se a ingestão de de 250 a 500 ml ate duas horas antes do exercício, durante o exercício ingerir a cada 15/20 minutos e continuar ingerindo liquido no fim do exercício para compensar as perdas .



Publicado por: Ana Claudia Cunha 
fonte:http://www.scielo.br/pdf/rbme/v15n3s0/v15n3s0a01.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário