quinta-feira, 16 de março de 2017

Shakes Alimentares

A promessa de um corpo perfeito sem sacrifícios leva milhares de pessoas, a aderir aos famosos shakes emagrecedores. Mas a utilização de tais produtos exige certa atenção. Trocar uma refeição por um shake pode comprometer a saúde. Toda alimentação necessita dos nutrientes adequados, e é nesse ponto que está a maior falha dessas dietas.

As fibras ou mucilagens presentes nos shakes aumentam o bolo alimentar e provocam a sensação de saciedade instantânea. Ao longo do dia, entretanto, o indivíduo pode sentir fome e fazer uso de outros alimentos. Alguns tipos de shakes podem conter grandes quantidades de fibras, que causam transtornos intestinais, gases e flatulência. “Além disso, a quantidade de elementos como vitaminas A, E, C, cálcio e ferro encontrada nos produtos não é suficiente para substituir uma refeição principal”,proporcionar fibras, vitaminas, minerais e outros componentes importantes, são necessários complementos alimentares fortificados e enriquecidos. Sempre que há excesso ou falta de algum nutriente, a saúde pode ser comprometida”.
Dietas pouco variadas e de baixo valor nutritivo levam a uma diminuição das reservas orgânicas de nutrientes necessários à saúde – a chamada fome oculta. A carência de nutrientes impossibilita o organismo de trabalhar como deveria, comprometendo as reações químicas e funções metabólicas. A utilização dos shakes como única fonte de alimentação pode causar anemia, queda de cabelo, desnutrição, cansaço físico e indisposição.
É comum que o organismo se adapte em momentos de privação. Assim, o consumo calórico menor que o habitual pode levar o corpo a diminuir o gasto energético para se adaptar à baixa oferta alimentar. “Com o gasto reduzido e a retomada dos hábitos antigos, o ganho de peso pode ser ainda mais rápido. A melhor solução para perda efetiva de peso é a realização de uma mudança gradual nos hábitos alimentares, aliada à prática de exercícios físicos regulares”, ressalta o Dr. Luiz Roberto Queroz.
Segundo o diretor da ABRAN, os shakes ajudam a manter o peso quando aliados à nutroterapia educacional. A sugestão é utilizá-los, inicialmente, em substituição a no máximo uma refeição pequena (desjejum ou lanche) ou uma grande (almoço ou jantar) combinadas com alimentos mastigáveis, como frutas, saladas verdes ou sopas leves em um curto período de tempo.
Os shakes alimentares devem sempre serem utilizados com a orientação de um nutricionista.
Publicado por: Ana Claudia Cunha
fonte:http://abran.org.br/?option=com_content&view=article&id=1535&Itemid=56

Nenhum comentário:

Postar um comentário