quarta-feira, 31 de maio de 2017

Alimentos x Imunidade

Quais os alimentos que podem nos proteger e melhorar a nossa imunidade?


O sistema imunológico é responsável por proteger o nosso organismo de diversas doenças. Através de uma alimentação equilibrada é possível fortalecer a nossa imunidade. 

As cores dos alimentos que auxiliam na manutenção do sistema imunológico são: roxo, laranja, branco e verde.

A recomendação é que sejam consumidas 5 porções diárias de frutas e vegetais, sendo: três porções de frutas e duas porções de vegetais.


Alimentos roxos

Os alimentos com essa coloração inibem o envelhecimento prematuro, reforçam a memória e a saúde cardiovascular. Alguns estudos apontam também que diminuem a probabilidade do excesso de peso, a pressão arterial fica sob controle e os níveis do colesterol ruim, o HDL, permanecem baixos.
A principal responsável por tais benefícios é a antocianina, que é a substância que proporciona a pigmentação púrpura. Ela é considerada um dos antioxidantes mais fortes, chegando até a proteger o organismo contra o câncer. Tais alimentos também são ricos em flavonoides, um poderoso fitoquímico, essencial para que as células trabalhem com plenos pulmões e permaneçam saudáveis. 



Alimentos laranjas

Esse grupo de alimentos é muito importante, pois eles ajudam a fortalecer o sistema imunológico e isso se deve principalmente à vitamina C. Além da vitamina C, os alimentos amarelos e alaranjados também são ricos em vitamina A, ótima para a visão, prevenindo até mesmo doenças como catarata e degeneração macular, e o betacaroteno, muito conhecido por ajudar a manter um belo bronzeado. 
Vale lembrar que essas substâncias ainda atuam como poderosos antioxidantes, combatendo os radicais livres e atuando contra o envelhecimento precoce.
Alguns exemplos de alimentos amarelos são a banana, que também é rica em potássio, o milho, rico em fibras, o abacaxi, que tem ação diurética, o melão, a carambola, o pimentão amarelo e a laranja lima. Entre os alimentos laranjas, destacam-se a cenoura, abóbora, mamão e tangerina. 



Alimentos brancos
Os alimentos brancos são boas fontes de cálcio, potássio, vitaminas do complexo B e flavonóides, importantes para o bom funcionamento do organismo. 
Cálcio e potássio contribuem para a formação e manutenção dos ossos, regulação dos batimentos cardíacos e regulação dos níveis de câncer, além de serem fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e muscular.
Alguns exemplos de alimentos brancos são alho, cebola, couve-flor, cogumelos e batatas.


Alimentos verdes

Vegetais verdes, principalmente os verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), feijão, cogumelo (shimeji) e fígado são alguns dos alimentos que apresentam ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário