terça-feira, 24 de outubro de 2017

Fitoterápicos e obesidade




Obesidade é o acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo e pode ocorrer devido a aspectos genéticos, sociais e comportamentais. Sua incidência tem aumentado de forma significativa em todo o mundo. Por tratar-se de uma enfermidade de etiologia multifatorial, o tratamento da obesidade é complexo, multidisciplinar e apresenta altos índices de insucesso, em grande parte por estratégias equivocadas e pelo uso insuficiente dos recursos terapêuticos.
Na busca de novas perspectivas para o tratamento da obesidade, a fitoterapia desponta como mais uma alternativa. O baixo custo e poucos efeitos colaterais são fatores que tornam os medicamentos fitoterápicos cada vez mais populares . Diversas são as alternativas disponíveis no mercado para o
tratamento da obesidade, porém poucas apresentam evidências consistentes de segurança e eficácia.

Os medicamentos fitoterápicos utilizados para emagrecimento agem no organismo como moderadores de apetite ou aceleradores de metabolismo, promovendo redução da ingestão alimentar, diminuindo os níveis séricos de colesterol, além de ação antioxidante, diurética e lipolítica . Estes efeitos acontecem devido aos princípios ativos de cada fitoterápico, dentro das doses recomendadas, cada um com função específica, gerando assim a ação terapêutica . 
Recomenda-se cuidado na opção pela fitoterapia , pois o uso sem prescrição e a dose indevida pode apresentar efeitos colaterais e até mesmo toxicidade .

Segue abaixo alguns fitoterapicos que auxiliam

Verbena, erva-do-fígado (Verbena officinalis)


Erva-do-coalho, erva-coalheira (Galium verum)
Erva-das-pulgas, zaragatoa ( Plantago psyllium)
Alga vesiculosa, bodelha (Fucus vesiculosus)
Laminária (Laminaria saccharina)
Alface-brava-maior (Lactuca virosa)
Manjerona (Origanum majorana)
Aspargo (Asparagus officinalis)
Garcinia gummi-gutta
Konjac (Amorphophallus konjac)

Fonte : Verrengiaa.E.C;Kinoshitaa .S.A.T; Amadeib.J.L . Medicamentos Fitoterápicos no Tratamento da Obesidade.  UNICIÊNCIAS , Dez. 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário