terça-feira, 24 de outubro de 2017

A importância de uma orientação nutricional individualizada

A importância de uma orientação nutricional individualizada

Complementando a postagem anterior...
O ambiente de academias favorece a disseminação de padrões estéticos estereotipados como o corpo magro, com baixa quantidade gordura ou com elevado volume e hipertrofia muscular, levando muitos frequentadores a desenvolver hábitos alimentares inadequados e muitas vezes, recorrer à utilização de suplementos alimentares.
Ainda existe muita falta de orientação em relação ao tipo de nutrição ideal, o que pode prejudicar o desempenho desportivo. Os aminoácidos e concentrados protéicos são os campeões de consumo de sem orientação adequada.
Dai a importância tanto do educador físico para montar o treino adequada quanto da nutricionista para prestar a orientação nutricional, auxiliando os frequentadores  de academia a atingir seus objetivos.

 A nutrição é uma importante ferramenta dentro da prática desportiva e quando bem orientada promove a manutenção da saúde do atleta, além de favorecer o bom funcionamento das vias metabólicas associadas ao exercício físico, como por exemplo o armazenamento de glicogênio muscular.

A orientação dietética individualizada é defendida por nutricionistas com o objetivo de consumir refeições adequadas e equilibradas, somando-se à pratica de exercícios físicos orientados e regulares, pois tais ações podem levar a resultados satisfatórios  sob vários aspectos, salientando que a necessidade de  utilização de suplementação também devera ser avaliada por um profissional especializado.

Há o consenso de que a capacidade de rendimento físico tem relação direta com a ingestão equilibrada de nutrientes : carboidratos, lipídios, proteínas, minerais,vitaminas, fibras e água.

Então vamos seguir a orientação da nutricionista para atingir o objetivo! Lembrando que o conhecimento nutricional é fundamental para a manutenção de uma vida saudável e prevenção de doenças.


Escrito por: Anna Katina



Fonte:

MOREIRA FP, Rodrigues KL. Conhecimento Nutricional e Suplementação Alimentar por Praticantes de Exercícios Físicos.  Revista Brasileira de Medicina do Esporte , vol 20, nº5 ,Set/Out 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário