quarta-feira, 25 de outubro de 2017

VITAMINA B12 X VEGETARIANISMO

A cianocobalamina é uma vitamina do grupo do complexo B, também conhecida como vitamina B12 e não é produzida no organismo. Uma particularidade atribuída a vitamina é sua origem, que tem como principal fonte alimentos de origem animal. Sendo encontrada no fígado e rins de boi, leite e derivados, ovos, ostras, peixes, e em maior quantidade na carne vermelha entre outras fontes alimentares (VANNUCHI; JORDÃO JÚNIOR,2001).














Alguns exemplos de alimentos fonte em vitamina B12 são:




Funções da vitamina
Entretanto, vários estudos têm associado outras funções terapêuticas às vitaminas do complexo B. Apesar de não estarem bem elucidados, tais estudos apontam que essas vitaminas possuem propriedades antidepressivas, antiinflamatórias e analgésicas (BERTOLLO, 2006)

 No exercício físico, a função da cianocobalamina é necessariamente fisiológica, como na formação das células sanguíneas para o carreamento de nutrientes necessários como, por exemplo, substratos energéticos e aminoácidos importantes  para a contração muscular, ou seja , influencia muito na manutenção e na saúde de atletas de competição.

Um fator determinante que pode favorecer a deficiência da cianocobalamina é o vegetarianismo (vegans), onde o não consumo possibilita perdas significativas da vitamina no organismo sendo assim os alimentos enriquecidos em vitamina B12 são uma opção! Que deevem fornecer em 100 g do produto pronto para o consumo no mínimo 15 a 30% da ingestão diária recomendável. Assim, em 100g de um alimento enriquecido em vitamina B12 existem 0,36 a 0,72 mcg de vitamina B12.
Os alimentos enriquecidos com vitamina B12 podem ser:
·         Cereais matinais;
·         Produtos à base de soja, geralmente usados como alternativas ao leite;
·         Fórmulas infantis não lácteas à base de proteína de soja;
·         Cereais para alimentação infantil;
·         Achocolatados em pó;
·         Creme de amendoim.
 As doses diárias recomendadas para adultos são de 2,0 a 5,0 mg então atenção as proporções !

Normalmente atletas de competição suplementam com a vitamina B12 buscando através de proteínas, carboidratos e gorduras, produção de energia, ajuda na formação das células vermelhas do sangue, e um bom funcionamento do sistema nervoso além da prevenção de anemias. 

Então consulte sempre a sua nutricionista e vamos lá!

Foco no treino!



Escrito por: Anna Katina



Fontes:

 ALVARENGA GA; LEÃO EA; FERNANDES FLF e LACERDA FV.  A importância da Vitamina B¹² na prática do exercício físico. XIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba,PE: Paraíba, 2003.

COZZOLINO. S. M. F. Biodisponibilidade de Nutrientes. 2ª. ed. Barueri, SP: Manole, 2007.

BERTOLLO, C. M. Avaliação da atividade da riboflavina em diferentes modelos de nocicepção e inflamação. 2006. 83f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 2006. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário