quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Aspectos nutricionais nos transtornos alimentares

A busca pelo padrão estético determinado pelas mídias cresce drasticamente, aumentando a preocupação em relação à alimentação adequada e à prática de atividade física. Muitas vezes, essa preocupação torna-se exagerada, propiciando o aparecimento de distúrbios nutricionais e psicológicos denominados transtornos alimentares (TA). Os tipos de TA mais evidenciados na prática clínica são: Anorexia Nervosa (NA), Bulimia Nervosa (BN), Dismorfismo Muscular (DM), popularmente conhecido como vigorexia, e Ortorexia Nervosa (ON).

Caracteriza-se a anorexia nervosa como um transtorno alimentar associado à recusa do indivíduo em manter um peso adequado para a sua estatura, com o medo intenso de ganhar peso e com a distorção da imagem corporal, além de negação da própria condição patológica.

Já a bulimia nervosa é um quadro clínico caracterizado pela alteração de horários, tipos e regularidade de refeições, bem como o consumo e as atitudes alimentares. É identificada como um ciclo constituído por dieta, compulsão e purgação, apresentando padrão alimentar descrito, muitas vezes, como excessivo e sem qualidade nutricional. A restrição alimentar tem papel influenciador no início e na perpetuação do quadro.

Mudando de contexto, a vigorexia é um tipo de transtorno dismórfico corporal, no qual o indivíduo potencializa e/ou idealiza defeitos estéticos relacionados à massa muscular que venha a possuir, passando a se sentir aparentemente repugnante. Igualmente aos outros dois transtornos citados, a imagem corporal de indivíduos com este distúrbio psicológico encontra-se distorcida, porém, com a diferença de que sua auto avaliação indica a insuficiência de massa magra, quando, na realidade, apresentam-se com musculatura desenvolvida.

Por fim, destaca-se, na ortorexia nervosa, o foco na qualidade do alimento e a fixação por alcançar uma dieta considerada satisfatória em todos os aspectos nutricionais. Neste caso, nem sempre o indivíduo possui preocupação com a imagem corporal. Em relação às semelhanças com os outros distúrbios, apresenta sentimentos, crenças, pensamentos e comportamentos com os alimentos que são considerados obsessivos.

As implicações no estado nutricional de indivíduos com esses transtornos assemelham-se àquelas relacionadas a uma alimentação inadequada. Observa-se que a deficiência de micronutrientes provoca a disfunção do sistema imunológico, o excesso de produção de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio com a redução da síntese de enzimas e de proteínas. Por conta disso, as reações enzimáticas fisiológicas se comprometem, afetando todos os sistemas corporais.




Por: Thayná Galvão




FONTES:

ALVARENGA, M; SCAGLIUSI, F. Tratamento nutricional da bulimia nervosa. Rev. Nutr., Campinas, v. 23, n. 5, p. 907-918, set./out. 2010.

ALVES, E; et al. Prevalência de sintomas de anorexia nervosa e insatisfação com a imagem corporal em adolescentes do sexo feminino do Município de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 3, p. 503-512, mar. 2008.

PONTE, JB; MONTAGNER, MI; MONTAGNER, M. Ortorexia nervosa: adaptação cultural do orto-15. Demetra, v. 9, n. 2, p. 533-548, abr. 2014.

SOLER, PT et al. Vigorexia e níveis de dependência de exercício em frequentadores de academias e fisiculturistas. Rev Bras Med Esporte, São Paulo, v. 19, n. 5, p. 343-348, out. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário