quarta-feira, 1 de novembro de 2017

O que é vigorexia?

Neste mundo em que se respira superficialidade, egocentrismo o corpo assume-se como principal alvo destas realidades.
A vigorexia, transtorno dismórfico muscular ou Síndrome de Adonis, é uma doença psicológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo, que afeta principalmente os homens, levando-os à prática exaustiva de exercícios físicos.

Os principais sintomas são:
O principal sintoma da vigorexia é o fato de o indivíduo estar em ótima forma física e continuar achando que seu corpo é inadequado, por ser muito fraco. Outros sintomas são:
·         Dor muscular persistente por todo o corpo
·         Cansaço ao extremo
·         Irritabilidade
·         Depressão
·         Anorexia/ Dieta muito restritiva
·         Insônia
·         Aumento da frequência cardíaca ao repouso
·         Menor desempenho durante o contato íntimo
·         Sentimento de inferioridade

Por norma, os vigoréticos adotam uma alimentação muito restritiva e passam a eliminar o consumo de gorduras, exagerando no consumo de alimentos ricos em proteínas, com vistas no aumento da massa muscular. É comum que eles também abusem dos anabolizantes.

Eles ficam sempre insatisfeitos com os resultados, vendo-se como indivíduos muito magros, apesar de serem muito fortes e terem músculos muito bem desenvolvidos. Por isso, a vigorexia é considerada um tipo de Transtorno Obsessivo Compulsivo e necessita de tratamento.

Causas da Vigorexia

As causas da vigorexia são psicológicas, mas acredita-se que possa haver alguma relação com os neurotransmissores do sistema nervoso central, pois alguns casos de vigorexia foram precedidos por doenças como meningite ou encefalite.


Escrito por: Anna Katina


Fonte:

ANDRADE, R. S., Cézar, M.S., & Navarro, F (2007). Auto-imagem de frequentadores de academias de ginástica, consumidores de suplementos nutricionais. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, 1 (6): 40 – 50

SOLER, P.T, Fernandes. H.M , Damasceno.V.O, Novaes .J.S;  Vigorexia e níveis de dependência de exercício em frequentadores de academias e fisiculturistas. Revista Brasileira de Medicina e Esporte. Campo Grande, 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário