segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Obesidade sarcopênica: definição, causas e consequências

O envelhecimento é caracterizado por um processo contínuo durante o qual ocorrem modificações dos diversos sistemas fisiológicos e redução da capacidade funcional com consequente repercussão na qualidade de vida dos idosos. A sarcopenia é uma relevante alteração que acomete homens e mulheres, reconhecida nessa faixa etária, na qual ocorrem a perda de massa magra, particularmente, massa muscular, e uma concomitante redução de força. Porém, atualmente, o termo sarcopenia não é restritamente utilizado para se referir à redução de massa livre de gordura, mas, também, à perda de força e função muscular associadas à perda de autonomia, ao risco aumentado de quedas, à redução da densidade mineral óssea e ao declínio da capacidade funcional.

Outra alteração da composição corporal associada ao envelhecimento é o aumento da massa gorda, aumentando o risco para o desenvolvimento da obesidade, por isso, o termo obesidade sarcopênica. Denominada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de excesso de tecido adiposo no organismo, a obesidade é considerada uma doença crônica e inter-relacionada direta ou indiretamente com algumas outras situações patológicas contribuintes da morbimortalidade, como as doenças cardiovasculares, osteomusculares e neoplásicas.

Um estudo prévio mostrou que a obesidade sarcopênica foi relacionada a piores funções físicas do que em situações de somente obesidade e apenas sarcopenia, assim, tem sido examinada recentemente como uma importante causa de fragilidade entre idosos. Apesar de estar sendo subdiagnosticada, a obesidade sarcopênica tem apresentado maior prevalência em mulheres, por volta do período do climatério, entre 40 a 65 anos de idade. Em um estudo, Chung et al. (2013) avaliaram que 25,8% das mulheres apresentaram obesidade sarcopênica contra apenas 18,4% dos homens. Outro estudo avaliou que mulheres com obesidade sarcopênica possuem significativamente menor força de preensão, menor força de extensão e flexão do joelho e maior tempo para sentar-se e levantar-se quando comparadas às mulheres não obesas e não sarcopênicas.    

Dentre suas consequências, destacam-se vários fatores envolvidos na patogênese da sarcopenia, como a redução de estímulos anabólicos e o aumento de estímulos catabólicos musculares devido, principalmente, à elevação das citocinas pró-inflamatórias. Suas consequências afetam diretamente a capacidade funcional dos idosos e apresentam sérias repercussões sobre a saúde, como a resistência insulínica e aterosclerose, principalmente, pelo quadro pró-inflamatório e pró-aterogênico.

É possível concluir que a obesidade sarcopênica é considerada uma ameaça, em longo prazo, para a saúde pública. Para a prevenção é necessária a elaboração de estratégias de promoção a saúde, como uma alimentação equilibrada, que pode auxiliar na prevenção da obesidade e na perda de massa muscular relacionada à idade, e prática regular de atividade física, assim, auxiliando a prevenção da morbidade e mortalidade associadas a essas condições.  




Por: Thayná Galvão




FONTES:
NETO, L. S. S. et al. Associação entre sarcopenia, obesidade sarcopênica e força muscular com variáveis relacionadas de qualidade de vida em idosas. Rev Bras Fisioter, v. 16, n. 5, p. 360-367, Abril. 2012

TAAFFE, D. R. et al. Alterações na atenuação muscular após a suspensão e retração em resistência de adultos treinados de resistência. Gerontologia, v. 55, n. 2, p. 217-223, jun. 2009.

MOREIRA, M. A. Obesidade sarcopênica, síndrome metabólica e desempenho físico em mulheres de meia-idade: um estudo transversal. 2016.

CRISOSTOMO, L. A. H. K. Prevalência e incidência de obesidade sarcopênica em coorte de idosos domiciliados no município de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Nutrição em Saúde Pública) -- University of São Paulo, São Paulo, 2016.

PIERINE, D. T.; NICOLA, M.; OLIVEIRA, É. P. Sarcopenia: alterações metabólicas e conseqüências no envelhecimento. Revista brasileira de Ciência e Movimento, v. 17, n.3, p. 96-103, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário