segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Quem esta amamentando pode praticar atividade física?

Estudos comprovam que é lenda quando dizem que a atividade física faz “secar” o leite. De acordo com Cary & Quinn (2001) o exercício e a amamentação são atividades compatíveis.
O ato de se exercitar não demonstra nenhum efeito prejudicial durante a lactação, não afetando sua composição, o volume, o desenvolvimento infantil, ou a saúde materna.


O que a mãe deve levar em conta
 A produção de leite consome muita energia. Uma mãe em fase de amamentação produz entre 800 e 1200 ml de leite por dia e, para cada litro de leite que produz, há um gasto de 900 calorias em média.
Nesse caso, um exercício mal orientado somado a uma alimentação inadequada pode prejudicar a produção do leite sim.
A ingestão de líquidos deve ser outra preocupação, já que os médicos recomendam que a lactante comum beba de 3 a 5 litros por dia. Portanto, se a mesma praticar exercícios regularmente é necessário um aumento de 20% dessa quantidade.

Quando e como começar

Durante o período gestacional, muitas alterações corporais ocorreram e o retorno ao exercício após essa fase deve sempre ser orientado por um profissional que entenda essas mudanças do organismo feminino.
Um especialista que entende o que acontece com a mulher vai saber diferenciar o programa e o atendimento, voltando-o para as necessidades específicas das mães, além de dosar os exercícios numa intensidade adequada.
Em geral, para as mulheres que se submeteram ao parto normal, em 30 dias é possível retomar, devagarzinho, a prática de atividades. Já para aquelas que passaram pelo procedimento de cesariana, somente em 60 dias estarão prontas para voltar à ativa.

É importante lembrar que antes de começar a suar a camisa, é preciso ter a liberação oficial do médico.
Escrito por: Anna Katina


Nenhum comentário:

Postar um comentário