segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

A Importância no Armazenamento dos Frutos e Vegetais.



Sabemos que determinadas frutas e vegetais são muito suscetíveis ação do tempo e ambiente. Por isso é muito importante saber armazenar tais alimentos de forma adequada.

Porque um alimento estraga (apodrece) mais rápido que o outro?  
Muitos fatores podem influenciar na vida útil de um hortifruti, contudo hoje citaremos o etileno, é um gás inodoro e insipido contido em alguns frutos e vegetais que acelera o processo de amadurecimento, principalmente dos alimentos sensíveis o etileno, causando alteração de textura, sabor e funcionalidade do alimento.

Algumas dicas de armazenamento:

Para guardar hortaliças - Na geladeira, após a higienização, seque bem as folhas e use um saco de plástico ou uma vasilha tampada, retirando as folhas de acordo com o consumo.

Cenoura – corte o topo da cenoura e guarde na geladeira em um recipiente fechado com bastante umidade.

Abobrinha – deixe em cima do balcão. Para períodos mais longos embrulhe em um pano e deixe na geladeira. O mesmo vale para a berinjela e brócolis.

Cebola, alho, cebolinha – armazenar em local fresco e escuro.

Tomates – a geladeira não é o lugar ideal para armazenar este fruto. Claro, eles ainda estarão bons, mas não como se estivessem naturais. Em vez disso, armazene o tomate em um local fresco, fora da geladeira e sem luz solar.

Pimentas – armazene em temperatura ambiente e mantenha-a livre de umidade até a hora de usar.

Batatas – armazenar em local fresco, seco e escuro, como em um canto escuro da despensa.

Manjericão (e outras ervas) – tomate e manjericão possuem necessidades semelhantes quando o assunto é armazenamento. O manjericão ama o calor, igual ao tomate. Os períodos prolongados em um ambiente frio, como em uma geladeira, fazem com que ele murche prematuramente.
Coloque o manjericão em um copo de água, como um pequeno ramo de flores. Você pode cobrir o topo com um saco plástico ou toalha de papel umedecido para bloquear a umidade.

Para guardar frutas
As frutas devem ser mantidas com casca e sem lavar. Essa medida é boa, pois podem ocorrer danos com o fruto no processo de lavagem. Especialistas apontam essa a maior “porta de entrada” para doenças.
Maçã – armazene em um local fresco e arejado por até duas semanas. Para períodos mais longos, coloque-a na geladeira.

Frutas cítricas – guarde em um lugar fresco, com bom fluxo de ar. Não é indicado guardar estes alimentos na geladeira, já que eles tendem a absorver os odores do refrigerador.

Melão – antes de serem cortados, os melões devem ser armazenados em ambientes frescos e secos, longe da luz solar. Após o corte, armazene-os na geladeira em um recipiente coberto com película aderente para alimentos.

Abacaxi – o açúcar do abacaxi está concentrado em sua base. Por isso, você pode armazená-lo de cabeça para baixo por um ou dois dias em temperatura ambiente para permitir que a doçura se espalhe por todo o fruto.

Alimentos que produzem o gás etileno: maçãs, damascos, abacates, bananas, melão, frutas cítricas, figos, uvas, kiwi, manga, nectarina, mamão, pêssegos, peras, pimentão, abacaxi, ameixas e tomates.


Alimentos afetados pelo gás etileno: aspargos, brócolis, couve, repolho, cenoura, couve-flor, pepino, berinjela, alface, salsa, ervilhas, batatas, espinafre, abóbora, batata doce, agrião e inhame.


Fontes: http://www.liberoalimentos.com.br/2013/10/como-manter-frutas-e-vegetais-frescos-por-mais-tempo.html
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/etileno-amadurecimento-frutas.htm
http://www.scielo.br/pdf/hb/v25n4/a19v25n4.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário