segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

COMER CONSCIENTE

 

Já reparou que grande parte dos indivíduos são influenciados, pelo ambiente à sua volta?!
O que isso tem haver com a alimentação?  Tudo!

Pois situações como a rotina diária: os horários para trabalho, estudo, atividade física e socialização, assim como a pressão para o alto desempenho de um atleta, têm interferência direta em como, quando, onde e do que você se alimenta. Portanto o sucesso de uma dieta ou reeducação alimentar, não se trata apenas de comer o alimento X ou Y, mas sim da conscientização deste momento, ou seja, não deixar que fatores externos do ambiente interfiram na pausa para se alimentar.

Hoje em dia é crescente o número de nutricionistas, que seguem a linha de pensamento “comer consciente” (mindful eating), ou seja, treina-se diariamente a mente para uma ingestão mais consciente. Não se trata apenas de mastigar e engolir o alimento, mas sim, superar o comer emocional, conquistando autonomia frente a comida, sabendo lidar com todo estresse a sua volta. O objetivo é auxiliar na diminuição do consumo por compulsão, da ansiedade, fatores esses que estão ligados diretamente com o estresse e a pressão da rotina diária.

Atualmente, o interesse científico pelos programas de treinamento em Mindful eating que segue a linha de pensamento do Mindfullness tem crescido exponencialmente, ganhando espaço em grandes empresas como o Google e em importantes centros de pesquisa em universidades americanas, europeias e brasileiras, como a Unifesp (Escola Paulista de Medicina), a UFRJ, e a UFRGS.

Por: Cristiane Vidigal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário