terça-feira, 6 de março de 2018





SÓDIO  E ALIMENTAÇÃO




Nos alimentos in natura encontramos o sódio, este tem papel na manutenção de várias funções no nosso organismo como: contração muscular, manutenção da pressão arterial, regulação de fluidos corporais.

Em geral a quantidade de sódio necessário ao corpo já é disponibilizada nos alimentos naturais presentes na dieta, sem a necessidade de adição do sal de cozinha.

O aumento do consumo de sódio pela população cresceu a partir do processo de modernização, a indústria começou a produzir largamente alimentos processados e ultraprocessados que tem em sua composição alta concentração de sódio.

O consumo de sódio em excesso traz sérias complicações à saúde, como: aumento da pressão arterial, aumento do risco de doenças cardiovasculares ,doenças renais ,obesidade, entre outras. A recomendação de consumo diário para um adulto é, que seja menos de 5 gramas de sal (equivale a 2 gramas de sódio), isso corresponde a menos de uma colher de chá rasa de sal ou 5 pacotinhos daqueles geralmente disponibilizados em restaurantes.

Para reduzir o consumo de sódio na nossa alimentação, vale algumas dicas:

ü  Substituir alimentos ultraprocessados; como bolachas recheadas, macarrão instantâneo, sucos em pó etc, por preparações caseiras, frutas, legumes e verduras;

ü  Diminuir a quantidade de sal de adição durante o preparo dos alimentos, uma boa opção é utilizar temperos naturais como: cebola, alho, salsa, louro, e também ervas como; orégano, alecrim, manjericão etc. estes irão ressaltar o sabor dos alimentos;

ü  Vale também não adicionar sal de cozinha em todas as preparações da refeição, diminuindo assim a quantidade de sódio ingerida na refeição. Isso pode ser feito aos poucos para o paladar ir se adaptando.

FONTE:


Sociedade Brasileira de hipertensão. Disponível em: http://www.sbh.org.br

Estimativas do consumo de sódio no Brasil, revisão dos benefícios relacionados à limitação do consumo deste nutriente na Síndrome Metabólica e avaliação de impacto de intervenção no local de trabalho. Disponível em http: www.teses.usp.br



Por: Erika Caldas


Nenhum comentário:

Postar um comentário