segunda-feira, 12 de março de 2018


  ERVAS: UM TOQUE ESPECIAL AOS PRATOS




As ervas agem realçando o sabor e aroma dos alimentos com suas diferentes substâncias. Encontramos disponível uma série de ervas com diversos aromas, sabores e cores, e ainda com variadas propriedades medicinais.
Para aproveitar o máximo o aroma e o sabor, é importante a combinação das ervas, e em quais alimentos serão utilizados. As ervas podem ser adicionadas a pratos doces, salgados e também em bebidas.

Vamos explorar algumas ervas e suas combinações em pratos !!!!

ALECRIM: É conhecido como alecrim-do-reino, alecrim-do-sul, possui odor forte e agradável. As folhas secas ou frescas podem ser utilizadas em molhos de tomate, saladas cruas e para o tempero de carnes suínas.


CAPUCHINHA: A capuchinha também chamada de chaguinha ou chaga de cristo é comparada ao agrião, pois o gosto de suas folhas e flores se assemelha aos da planta. Suas folhas podem ser usadas em saladas, e as sementes conservadas em vinagre, que podem ser substituídas por alcaparras na preparação de pratos.

COENTRO: As folhas são semelhantes as da salsa, e possui aroma forte. O seu aroma combina com pratos de frutos do mar e caldos de peixes. As folhas geralmente são usadas em guisados, molhos e sopas e outros pratos quentes. O caule pode ser usado no preparo de feijão e sopas.

HORTELÃ: hortelã ou hortelã-pimenta é uma erva aromática perfumada, muito utilizada na cozinha árabe. É usada no preparo de chás, assados e grelhados em geral, molhos, sopas e refrescos.


TOMILHO: O tomilho ou timo como também é conhecido, tem cheiro parecido com a hortelã, aromatiza carnes e guisados, patês, molhos e pães, devem ser usado com moderação para acentuar o sabor de peixes e frangos. É ótimo para temperar carnes gordurosas.


FONTE:
Plantas aromáticas e condimentares. Disponível em www.researchgate.net


Por Érika Caldas


Nenhum comentário:

Postar um comentário