sexta-feira, 6 de abril de 2018

RAVIÓLI DE BERTALHA PANC


Olha a planta alimentícia não convencional dando o ar da graça, novamente!!


Bertalha (Basella alba) : A bertalha é uma trepadeira , sendo uma planta tropical nativa da Índia, também é chamada de espinafre-indiano, e é uma verdura bastante apreciada na culinária de vários países da Ásia. Suas folhas espessas e as pontas dos ramos podem ser consumidos crus, refogados ou cozidos. O suco púrpura de seus pequenos frutos pode ser usado como um corante natural para alimentos



Esse ravióli é recheado com bertalha, ricota, tomate seco e nozes

Ingredientes
325g de bertalha
350g de farinha de trigo
2 ovos
200g de ricota
150g de cebola
50g de tomate seco
30g de nozes
50g de alho
5 unidades de tomates italianos concassê
Azeite de oliva a gosto
Queijo ralado tipo parmesão 30g
Sal a gosto

Modo de preparo do recheio: higienizar as folhas de bertalha e reservar. Colocar 250g em uma panela com água fervente e sal e deixar 2 minutos cozinhando, escorrer bem. Reservar. Cortar as cebolas, o tomate seco, as nozes, a bertalha e 20g do alho bem finos. Refogar a cebola e o alho em fogo médio e pouco azeite até ficarem transparentes. Adicionar a bertalha, o tomate seco e as nozes e refogar por mais 2 minutos, acertar o sal e retirar do fogo. Colocar a ricota ralada ou esmigalhada e o queijo parmesão na panela do recheio e misturar até unir bem. Deixar esfriar e reservar.

Modo de preparo da massa: no liquidificador, bater 2 ovos com 75g de bertalha e 5g de sal até desmanchar bem a bertalha. Colocar a mistura batida em uma vasilha, adicionar 310g da farinha e misturar até unir bem. Sovar a massa até ficar lisa. Com a ajuda de um cilindro ou um rolo de massa, abrir a massa até que fique fina. Cortar quadrados do tamanho desejado da massa, colocar o recheio, dobrar a massa ao meio e fechar com a ajuda de um garfo. Cozinhar em água abundante e fervendo com sal por aproximadamente 5 minutos.

Modo de preparo do molho: cortar o restante do alho em lâminas e refogar em fogo baixo em 50ml de azeite de oliva até dourar levemente. Desligar o fogo e colocar os tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos. Acertar o sal e jogar sobre os raviólis cozidos e escorridos. Finalizar com um pouco de queijo parmesão.
(chef Gilvan Bertinati)


(Rende 6 porções)



Por: Cristiane Vidigal


Nenhum comentário:

Postar um comentário