sexta-feira, 30 de novembro de 2018

O que é Disbiose Intestinal?



Disbiose, palavra grega, onde dis significa dificuldade, bio significa vida e ose, estado mórbido. No caso da disbiose intestinal, refere-se à alteração da vida intestinal, pois no intestino existe uma microbiota, que é o conjunto de micro-organismos, que habitam em determinados locais. Estima-se que existam, em média, 10 trilhões de bactérias, que compõem a flora intestinal.
Nosso intestino funciona como um filtro que pode auxiliar ou impedir a passagem de certos nutrientes e, até mesmo, substancias que podem ser prejudiciais a nossa saúde. Se a parede intestinal está funcionando corretamente, os nutrientes ingeridos na dieta serão facilmente absorvidos e as toxinas presentes nas fezes não conseguem penetrar na corrente sanguínea. O contrario também ocorre quando as paredes estão prejudicadas e a flora bacteriana está em desequilíbrio, onde há o aparecimento de doenças.

Benefícios à saúde promovidos por bactérias residentes no intestino:

· Digestão de lactose;
· Diarreia (atenuação dos sintomas ou redução da duração da doença);
· Diminuição de riscos de câncer de cólon;
· Constipação ou prisão de ventre: promovem maior regularidade intestinal;
· Controle da vaginite;
· Controle do colesterol;
· Supressão de patogênicos intestinais;

Além disso, nosso intestino abriga vários micro-organismos, um número bem alto e diversificado de colônias bacterianas que cuidam da nossa proteção, e o acúmulo de agressores ao intestino costuma provocar alterações importantes neste equilíbrio, resultando num aumento perigoso no número das bactérias nocivas e na redução das bactérias benéficas.

O que contribui para a disbiose enquadra-se:

· Antibióticos, porque matam a flora benéfica dos intestinos;
· Anti-inflamatórios, hormonais e não hormonais, porque lesam as paredes, vilosedadas intestinais, sem falar que é a grande causa de insuficiência renal, que levam os indivíduos a fazer diálise;
· Refrigerante;
· Aditivos químicos alimentares;
 · Estresse da vida moderna;
· Leites em geral, porém não os seus derivados, porém podem sensibilizar indivíduos que tem alergia e/ou intolerância a leite e à lactose;
· Constipação intestinal;
· Excesso de bebida alcoólica, entre outros...

Os sinais e sintomas da disbiose podem ser:

· Flatulências (gases);
· Eructos (arrotos);
· Diarreia;
· Constipação;
· Diarreia alternada com constipação;
· Fezes mal formadas;
· Restos de alimentos nas fezes, isto é, alimentos que não foram digeridos;

Quando há o diagnostico dessa condição, temos alguns pontos que devem ser avaliados, como: o histórico clinico do paciente, exame clínicos e dor a palpação, avaliação de eletro acupuntura, culturas bacterianas das fezes.
O tratamento incide em duas temáticas, uma é a dietética e a outra na administração de prebióticos e/ou probióticos.
A dieta deve ser realizada evitando-se a ingestão de carne vermelha, leite de vaca e seus derivados, leite de cabra, açúcar refinado e alimentos processados, passando a adotar uma dieta rica em fibras.
Os prebióticos são fibras que possuem a capacidade de reequilibrar a flora microbiana do intestino, pois são substratos da fermentação de microrganismos benéficos.
O tratamento com os probióticos (preparações alimentícias ou farmacêuticas na qual são encontrados micro-organismos definidos e vivos) é indispensável, pois leva à recolonização intestinal com micro-organismos benéficos, restabelecendo o equilíbrio intestinal, a integridade da mucosa e, conseqüentemente, o equilíbrio funcional do organismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário