terça-feira, 30 de abril de 2019

Os benefícios do exercício físico na menopausa


Os benefícios do exercício físico na menopausa

Resultado de imagem para exercicio fisico menopausa
De fato, o envelhecimento populacional tem atingido números nunca antes alcançados. A menopausa se apresenta como questão de saúde pública cada vez mais presente, visto o número crescente de mulheres atingindo a meia idade. Durante este período, diversas alterações corporais acometem a mulher e trazem efeitos colaterais indesejados. Causados pelas alterações hormonais, estes efeitos podem ser minimizados através de estratégias que incluem a prática de exercício físico e uma alimentação adequada.
- Ganho de peso
Uma das consequências do envelhecimento é a desaceleração do metabolismo, aumentando o risco para sobrepeso e obesidade. A deposição de gordura abdominal aumenta o risco para Diabete Mellitus, Síndrome metabólica e dislipidemias. O  exercício físico auxilia aumentando a taxa metabólica basal e tendo como consequência o aumento do gasto calórico de 6 a 24 horas após 30 minutos de exercício moderado. Exercícios de resistência e dinâmicos preservam a massa muscular e impedem o aumento da gordura corporal. Observa-se que cerca de três meses após a prática de atividade física regular inicia-se a redução de peso.
- Ondas de calor
Entre 50 e 70% das mulheres na menopausa são acometidas pelas ondas de calor e suores noturnos, e cerca de 20% continua com os mesmos sintomas até 20 anos depois. Estudos realizados com voluntários concluíram que a prática de exercício físico melhora a qualidade de vida, diminuindo a percepção destes problemas e auxiliar no estado psicológico alterado.
- Risco Cardiovascular
A menopausa é um fator de risco para doenças cardiovasculares, arteriosclerose e infarto do miocárdio, o que pode ser agravado por um estilo de vida sedentário e dietas hipercalóricas. As dislipidemias estão entre os principais fatores de risco cardiovascular nas mulheres após a menopausa. O exercício físico aeróbio de intensidade moderada, com duração mínima de 30 minutos, pelo menos três vezes na semana é ideal para induzir modificações lipoprotéicas basais, em diferentes faixas etárias, seja normolipidêmico ou não. O bom perfil lipoprotéico só é atingido com a associação de dieta e perda de massa corporal. O exercício físico também age como cardioprotetor ao diminuir indicadores pró-inflamatórios como a Proteína C reativa.
- Risco de Osteoporose
O tecido ósseo é diretamente influenciado pelas alterações hormonais da menopausa. Assim como os músculos, os ossos sofrem influência direta com a prática de exercícios regulares. Manter a massa óssea ou seu ganho está relacionado não só a contração muscular, mas a ação da gravidade e do estresse mecânico a que o osso está submetido. Exercícios de sobrecarga em locais específicos e com impacto promovem um estímulo mais efetivo, ou seja, não tem somente um efeito sistêmico, mas um efeito local sobre o osso.
É importante ressaltar a necessidade do acompanhamento de um Educador físico durante os exercícios, portando procure um profissional para desfrutar dos benefícios do exercício físico na menopausa.

Fonte: BOTOGOSKI, S., R., LIMA, S., M., R., R.; RIBEIRO, P., A., A., G.;  AOKI, T. Os Benefícios do exercício físico para mulheres após a menopausa. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa. São Paulo 2009; 54(1):18-23.


Nenhum comentário:

Postar um comentário