segunda-feira, 29 de abril de 2019

BCAA aumenta síntese proteica?




   O BCAA é um suplemento Ele é composto por três aminoácidos: valina, leucina e isoleucina.

   Quando o BCAA, especificamente a Leucina foi estudada por Luc Van Loon, ele queria saber se a ingestão de carboidratos (CHO), ou Carboidratos + Proteínas (CHO + PTN), ou Carboidratos + Proteínas + Leucina (CHO + PTN + Leu) no pós-treino diferenciava na resposta de síntese proteica entre indivíduos do treino de força. A resposta foi sim, o grupo que consumiu (CHO + PTN + Leu) teve um aumento nos picos de insulina pós-treino. As taxas de degradação de proteínas foram menores, e as taxas de síntese proteica foram maiores nos ensaios com (CHO + PTN) e, (CHO + PTN + Leu), em comparação com o ensaio de (CHO). A adição de Leucina no estudo resultou em uma taxa menor de oxidação de PTN em comparação com o teste de (CHO + PTN). O balanço proteico foi negativo durante a recuperação com (CHO), mas positivo nos ensaios com (CHO + PTN) e (CHO + PTN + Leu). No teste com (CHO + PTN + Leu), o balanço proteico líquido total foi significativamente maior em comparação com os valores observados nos ensaios (CHO + PTN) e (CHO).

   A síntese proteica muscular mista medida durante um período de 6 horas de recuperação pós-exercício, foi maior no ensaio (CHO + PTN + Leu) em comparação ao ensaio com (CHO), e com valores intermediários observados no ensaio de (CHO + PTN). Dessa forma, concluiu-se que a ingestão de PTN + Leu estimula a síntese e otimiza o balanço proteico de todo o corpo comparando com a ingestão apenas de (CHO).

   Contextualizando em nossa realidade: usar BCAA junto de sua PTN após o treino aumenta sim a síntese proteica, que é uma das exigências para que você tenha hipertrofia. Usar BCAA sozinho, sem nenhuma refeição (com outros aminoácidos importantes), pode não ser uma ferramenta interessante para sua estratégia, uma vez que esse aumento transitório de insulina que o BCAA causa, faz com que você tenha que degradar a proteína da sua musculatura para ter o aporte de outros aminoácidos importantes. Por isso, use BCAA sempre na presença de alimentos ou junto de seu Whey Protein.

Julio Cezar Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário