segunda-feira, 29 de abril de 2019

Os efeitos da Inulina no Metabolismo



Os efeitos da Inulina no Metabolismo


Resultado de imagem para cebola


Os alimentos funcionais constituem área de grande interesse na nutrição, visto a tendência dos consumidores em procurar alimentos que não apenas nutram, mas que auxiliem no sistema fisiológico do organismo.
A inulina é um carboidrato presente em plantas, encontrado em abundância na alimentação humana. Sua funcionalidade está ligada à sua capacidade de gerar viscosidade em soluções aquosas, motivo pelo qual geralmente é utilizada para enriquecer com fibras alguns alimentos. Ela tem sido usada também em muitos países para diminuir o teor de gordura, açúcar ou calorias nos alimentos, devido sua textura. 
A inulina é uma fibra solúvel considerada prebíotica, pois melhora o equilíbrio da microbiota intestinal. Ao ser consumida, é fermentada pelas bactérias intestinais e convertida em ácidos graxos de cadeia curta e lactato-  que contribuem para o metabolismo energético e para o funcionamento adequado das células intestinais. Estes e outros mecanismos da inulina auxiliam o trânsito intestinal (particularmente em casos de constipação) e diminuem a produção de substâncias prejudiciais ao cólon.
Muitos alimentos que possuem inulina estão presentes na dieta, sendo o principal delas a cebola. O alho, alho poró, alcachofra, trigo, barba de bode e raiz de chicórias são outras importantes fontes da inulina. O yacon, proveniente da Cordilheira dos Andes, é outro alimento que está sendo estudado devido suas altas concentrações de inulina.
De acordo com a ANVISA, recomenda-se o consumo de 3g/dia em produtos sólidos ou 1,5g/dia em produtos líquidos para que se observe a eficiência da substância. Importante ressaltar que todo consumo de fibras deve ser acompanhado de adequada ingestão de líquidos; e que o consumo da inulina não deve ultrapassar 30g/dia para evitar possíveis efeitos negativos.

Fontes:
HAULY, M., C., O.; MOSCATTO, J., A., INULINA E OLIGOFRUTOSES: UMA REVISÃO SOBRE PROPRIEDADES FUNCIONAIS, EFEITO PREBIÓTICO E IMPORTÂNCIA NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. Semina: Ciencias exatas e tecnológicas. Londrina, v. 23, n. 1, p. 105-118, 2002.
BORTOLOZO, E., Q.; QUADROS, M., H., R.; Aplicação de inulina e sucralose em iogurte. Revista Brasileira de Tecnologia agroindustrial. UTFPR. V. 1, n. 1, p. 37-47, Paraná, 2007.
ANVISA. Alegações de propriedade funcional aprovadas. Disponível em em 7 de mar 2014 às 15:10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário