terça-feira, 25 de abril de 2023

A IMPORTÂNCIA DO CARBOIDRATO NO EMAGRECIMENTO




O QUE SÃO CARBOIDRATOS E QUAIS SUAS FUNÇÕES ?

Os carboidratos, genericamente chamados de glicídios ou açúcares, são as macromoléculas que estão presentes em maior quantidade em nosso planeta e destacam-se como a principal fonte de energia do nosso organismo. Os animais são incapazes de produzir essas moléculas, sendo necessária, portanto, a sua ingestão.

 Todas as nossas células do corpo precisam de energia em forma de glicose para gerar ATP e desempenhar suas funções fisiológicas. Assim, nosso corpo inteiro necessita de carboidrato para o bom funcionamento.

A glicose é a menor partícula ou molécula que deriva dos carboidratos e que pode circular na corrente sanguínea. Portanto, quando comemos algum alimento fonte de carboidrato, digerimos e absorvemos a glicose através da parede do intestino, mais especificamente pelos enterócitos (células intestinais). Assim que a glicose cai na corrente sanguínea, ela entra nas células para fazer o seu papel, que é fornecer energia para fazermos nossas ações diárias.

Sem os carboidratos, alguns sintomas desagradáveis podem aparecer, como cansaço, tontura, dor de cabeça, enjoo, fraqueza e falta de ar.


Os carboidratos devem ser consumidos sempre com outros nutrientes ao mesmo tempo, como:
fibras,

  • gorduras boas
  • e/ou proteínas.

Em um mesmo alimento in natura, produto ou preparação, podemos encontrar todos esses nutrientes ou alguns deles. Nas frutas, por exemplo, encontramos carboidrato, fibras, vitaminas e minerais.

Este fator define como o carboidrato contido naquele alimento ou naquela preparação será digerido e absorvido. O que influencia diretamente na velocidade com que a glicose cai na corrente sanguínea. Quando há outros nutrientes, a digestão é mais lenta, e a absorção, também.

Deste modo, o índice glicêmico será menor do que os carboidratos simples, aqueles que não têm outros nutrientes na sua composição e têm sua digestão e absorção mais rápidas. Isso explica por que comemos um prato generosos generoso de macarrão e, pouco tempo depois, já sentimos fome.


Carboidrato na dieta: faça a escolha certa

Procure ingerir alimentos in natura, são alimentos sem processamento algum, que chegam ao consumidor final da mesma maneira como são encontrados na natureza. Alguns exemplos: frutas, legumes, cereais integrais (arrozes, aveia, quinoa, grãos, milho etc) e tubérculos (batatas, mandioca, inhame, cará etc).

Descasque mais e desembale menos.

Depois dos alimentos naturais, prefira aqueles que são derivados desses in natura, mas que não receberam aditivos químicos  e não foram refinados, como farinhas integrais, farelo de aveia, sucos de frutas naturais sem coar, fubá, tapioca, frutas secas (desidratadas, sem açúcar) etc.

Aposte em sobremesas e doces mais artesanais feitos com farinhas integrais,
frutas, castanhas e nozes, são sempre mais saudáveis que os ultraprocessados e refinados.

Carboidrato que não vale a pena

Processados: estes já são os alimentos que tiveram adição de algum elemento, como sal, óleo e açúcar, e foram submetidos a alguma técnica culinária, como cozimento. Ainda conseguimos facilmente identificar qual é o ingrediente principal. Exemplos: conservas de legumes, compota de frutas, queijos e pães feitos de farinha de trigo, água e sal (e leveduras usadas para fermentar a farinha).

Ultraprocessados: são aqueles em que não conseguimos identificar qual é o alimento que deu origem àquele produto. Em sua fabricação, há várias etapas de processamento até chegar à versão final e, nesse processo, são adicionados muitos outros elementos, a exemplo de gordura trans e aditivos químicos (como espessantes, emulsificantes, aromatizantes, corantes etc.).

Devemos estar atentos e ler os rótulos sempre!

Evite estes alimentos:

  • Açúcares (refinado, cristal, de confeiteiro, impalpável, maltodextrina, glicose de milho, glucose de milho, xarope de glicose, açúcar invertido, etc)
  • Farinhas refinadas e amidos (farinha de trigo branca, amido de milho, amido modificado, féculas)
  • Refrigerantes e bebidas açucaradas (sucos artificiais ou de caixinha, chás gelados, energéticos)
  • Biscoitos doces e salgados
  • Salgadinhos
  • Salgados fritos ou assados (quibe frito, esfiha, enroladinho, coxinha, rissoles, etc)
    Doces e balas.


referencias : https://www.personare.com.br/conteudo/carboidratos-na-dieta-sim-eles-nao-sao-os-viloes-m53470
https://www.smartfit.com.br/news/nutricao/importancia-do-carboidrato-no-emagrecimento/#:~:text=Todo%20mundo%20acha%20que%20para,que%20nosso%20organismo%20vai%20utilizar.


Escrito pelas estagiárias : Juliana Freitas e Livia Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário