segunda-feira, 24 de abril de 2023

Exercícios físicos e alimentação com relação a Saúde Mental

 

A alimentação e exercícios físicos tem grande impacto na saúde mental, uma boa alimentação pode ajudar na recuperação de transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Segundo a endocrinologista, Cintia Cercato, “Pesquisas apontam que indivíduos que possuem um padrão de dieta saudável são capazes de reduzir 16% o risco de transtorno depressivo”.

Uma alimentação saudável composta por alto consumo de frutas, vegetais,grãos intergrais, carnes magras, peixes e produtos lácteos desnatados pode garantir uma melhor saúde mental. A comida impacta nosso cérebro, cognição e estado emocional. Alimentação saudável é qualidade de vida. Uma dieta com a combinação certa de vitaminas, minerais, óleos e gorduras saudáveis pode ajudar a melhorar nossas funções cerebrais, níveis de energia, memória, além de controlar as emoções.

Praticar recularmente exercícios físicos traz uma serie de benefícios para o organismo, O hábito de se movimentar aumenta a força física e a disposição, melhora o sono e a saúde cardiovascular, combate o sedentarismo e ajuda a prevenir e tratar diversas doenças. E além disso é um aliado da saúde mental, Segundo Evidencias cientificas sobre o exercício , não apenas na melhora do bem-estar, mas na prevenção e melhora dos sintomas de depressãoansiedadetranstorno bipolar, etc.

Atualmente, a OMS recomenda de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes. Mas claro, esse é o cenário ideal. Se você é uma pessoa sedentária, comece devagar e vá aumentando o ritmo aos poucos. 

Os exercícios podem, inclusive, ser uma das medidas recomendadas no tratamento de transtornos mentais, que normalmente inclui psicoterapia e/ou uso de medicamentos. “Já temos meta-análises (pesquisas com os mais altos níveis de evidência científica) que mostram que na depressão leve, por exemplo, a prática regular de exercício físico por 30 minutos, três vezes na semana, se mostrou tão efetiva quanto acompanhamento psicológico e uso de alguns remédios, e deve ser incluída como parte do tratamento”, relata a especialista.

         

Prevenção de transtornos mentais

A prática regular de exercícios físicos também pode atuar na prevenção de quadros de ansiedade, depressão e estresse, entre outros.

“Sabemos que pessoas com depressão maior e transtorno bipolar, por exemplo, tendem a ser mais sedentárias do que a população em geral. Pessoas sedentárias têm comprovadamente um risco maior [para a saúde], não apenas de sobrepeso, hipertensão e diabetes, como de transtornos mentais”, explica a psiquiatra. “É consenso que praticar exercícios físicos regularmente é uma forma de prevenir adoecimento mental.” 

referências: https://www.telavita.com.br/blog/alimentacao-saudavel-na-saude-mental/#:~:text=Possuir%20uma%20boa%20alimenta%C3%A7%C3%A3o%20pode,o%20risco%20de%20transtorno%20depressivo%E2%80%9D.

https://drauziovarella.uol.com.br/psiquiatria/como-os-exercicios-fisicos-ajudam-na-saude-mental/

Escrito pelos estagiários: Livia Furtado e Juliana Correia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário