terça-feira, 29 de agosto de 2023

MANEPAUSA X NUTRIÇÃO

MANOPAUSA X NUTRIÇAO
A menopausa faz parte de uma das etapas do ciclo de amadurecimento do corpo feminino, para que esta etapa seja superada da melhor forma o corpo e a mente devem estar preparados. O corpo passa por uma mudança hormonal, que geralmente ocorre entre os 40 e os 60 anos, o climatério caracteriza esta fase, ou seja, trata-se de uma fase biológica e não patológica caracterizada pela redução progressiva na produção dos hormônios ovarianos (estrogênio e progesterona), ocorrendo assim alterações físicas e psíquicas. Uma boa alimentação pode amenizar os sintomas da menopausa, entretanto preparar o organismo é fundamental, sendo assim se faz necessário iniciar o quanto antes com práticas favoráveis. Podemos considerar, portanto: • Aumentar o consumo e a variedade de frutas, verduras e leguminosas; • Diminuir bastante (deixar quase escasso) o consumo de alimentos e preparações industrializadas; • Não descuidar de beber água adequadamente, assim como chás; • Ter atenção na escolha dos alimentos e na forma do preparo da comida; • Se habituar a ter a mastigação adequada Grupos alimentares importantes nesse período:
Derivados da soja orgânica, que são ricos em fitoestrógenos entre eles a isoflavona: tofu (queijo de soja), leite de soja, broto e shoyu (natural / orgânico. • Alimentos ricos em vitaminas A, E, B e C, e minerais como o cálcio, ferro, magnésio e fósforo. Os alimentos indicados são: cereais integrais (arroz, quinoa em grãos, aveia, amaranto), frutas e verduras amarelas e vermelhas, as hortaliças e folhosos verdes, ovo cozido, oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas) gérmen de trigo, semente de girassol, gergelim e leguminosas (ervilha, lentilha, feijões, grão de bico); • Alimentos fontes de ômega 3 e outros ácidos graxos essenciais poli-insaturados – que são gorduras essenciais para regulação circulatória, proteção cardíaca e anti-inflamatória. Os alimentos desse grupo são sardinha natural, linhaça, chia, salmão e beldroega (planta alimentícia não convencional, muito consumida em várias partes do mundo). Os chás são benéficos
Os mais indicados para o período do climatério e menopausa: • Melissa - também conhecida como erva cidreira – é um chá calmante. • Sálvia - auxilia no equilíbrio hormonal. • Gengibre – importante para o funcionamento dos sistemas circulatório, respiratório e digestivo. Além do chá, uma vez ao dia, também é indicado comer a raiz crua, ralada em saladas e refeições. Mas não é indicada para hipertensos, e o chá não deve ser consumido à noite, devido ao estímulo metabólico, que pode levar à alteração da pressão. • Canela - pode ser consumido com frequência, pois auxilia na circulação, na digestão, e é antimicrobiano; • Folhas de amora – tem função antioxidante, ajuda na circulação e no sistema imunológico, além de melhorar alguns distúrbios hormonais. E seus princípios ativos também agem no sistema de trato ginecológico e urinário. Alimentos que devem ser evitados Alimentos industrializados de todos os grupos, desde condimentos até preparações prontas para o consumo, pois contêm açúcares simples, farinha de trigo refinada, conservantes, realçadores de sabor, como o glutamato monossódico, além de outras substâncias que não fazem bem à saúde. Além da alimentação pratica diaria de atividade física ,como o acompanhamento e orientação de um profissional , para que o corpo estimule as reações bioquímicas necessárias, bem como o funcionamento adequado dos órgãos . Fontes: SOUZA, N. L. S. A. DE; ARAÚJO, C. L. DE O. Marco do envelhecimento feminino, a menopausa: sua vivência, em uma revisão de literatura. Revista Kairós-Gerontologia, v. 18, n. 2, p. 149–165, 30 jun. 2015 feito estágiaria de nutriçao Francisca viturino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário