O estado de hidratação é um fator determinante para a prática de atividades físicas.
Desidratação na Atividade Física
A atividade física intensa pode afetar o equilíbrio hídrico do corpo, aumentando a tensão fisiológica.
Recomendações
Antes do exercício:
A preparação com bebidas deve começar pelo menos algumas horas antes do exercício para permitir a absorção de líquidos e restaurar a produção de urina aos níveis normais. ingerir de 5 a 7 ml por kg de peso corporal.
Durante o exercício:
Beber durante o exercício é essencial para prevenir a desidratação e manter o equilíbrio eletrolítico para otimizar o desempenho é a saúde. Bebidas com eletrolitos e carboidratos podem ser vantajosas durante o exercício, dependendo das circunstâncias. ingerir de 0,4 a 0,8 litros por hora de exercício
Depois do exercício:
Após o treino, a meta é restabelecer os déficits de líquidos e eletrolitos. A urgência e a extensão dos déficits de hídricos /eletrolíticos determinarão se um plano mais intenso de reposição é necessário. ingerir 1,5 litros de água a cada kg perdido
Avaliação de hidratação
Não há uma única abordagem universal para avaliar a hidratação, a analise de variação da massa corporal antes e apos a atividade física em campo oferece uma estimativa precisa dos déficits de água corporal pois reflete as perdas de suor e a ingestão de líquidos durante a atividade. Isso ajuda os atletas a entenderem a eficácia de sua estrategia de hidratação durante o exercício.
disponibilidade de fluidos
Em esportes de resistência, como corrida, a localização e frequência das estações de água afetam o consumo de líquidos pelos competidores.
Em esporte como futebol, as regulamentação limitam a disponibilidade de líquidos durante a competição, como apenas intervalos limitados para o consumo.
Em esporte como beisebol, basquete e tênis, há intervalos frequentes para descanso, nos quais os atletas podem consumir líquidos.
dessa forma o, o conhecimento do estado de hidratação do individuo antes, durante e após o exercício torna-se importante para sua pratica constante. Além disso, aliviar o estado de hidratação é fundamental para evitar os problemas de saúde devido á desidratação.
Referencias:
DOI:10.1249/mss.0b013e31802ca597
DOI:10.3390/nu11071550
Estagiaria Rose Danieli Contente
Nenhum comentário:
Postar um comentário