É totalmente possível ter uma alimentação completa e deliciosa sem produtos de origem animal. E para te ajudar, aqui vão alguns exemplos:
* Proteína
Alimentos como feijão, lentilha, grão de bico, quinoa e tofu são campeões nesse quesito. A famosa combinação arroz com feijão é perfeita, porque ela junta tudo que o seu corpo precisa em um só prato.
* Ferro:
O ferro das plantas é um pouco diferente, mas é fácil dar um "boost" nele. Basta combinar alimentos ricos em ferro (como feijão e couve) com uma fonte de vitamina C. Ou um suco de laranja com o almoço ou um pimentão no seu refogado?
* Vitamina B12:
Essa é a parte mais importante: a vitamina B12 não é encontrada em alimentos vegetais. Por isso, a suplementação é essencial para quem segue a dieta vegetariana ou vegana.
* Cálcio e Ômega-3:
O cálcio não é exclusividade do leite! Você encontra ele em vegetais de folhas escuras, como a couve, e no tofu. Para o ômega-3, use e abuse de sementes como chia e linhaça, além das nozes.
No fim das contas, o segredo é planejar.
Referências Bibliográficas:
* Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Consenso da ABRAN sobre alimentação vegetariana. Disponível em: https://abran.org.br/wp-content/uploads/2021/08/Consenso-ABRAN-sobre-alimetacao-vegetariana.pdf
* American Dietetic Association; Dietitians of Canada. Position of the American Dietetic Association and Dietitians of Canada: Vegetarian diets. J Am Diet Assoc. 2009;109(7):1266-1282.
* Weikert C, et al. Vegan diet and its impact on metabolic syndrome. J. Dtsch. Arztebl Int. 2020.
* Slywitch, Eric. Guia Alimentar de Nutrição Vegetariana. Editora VRP. 2022.
Feito por Lisa Ariane Cândido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário