segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010


Leite, a nova bebida esportiva
Brian D Roy



Muito tem se falado da utilização do leite bovino como uma bebida para ser utilizada por indivíduos praticantes de atividade física, principalmente durante a recuperação de treinos de resistência e esportes de endurance.



Baseado em pesquisas recentes, o leite parece ser uma bebida eficaz pós- treino de resistência que resulta em alterações favoráveis no metabolismo das proteínas. O consumo de leite aumenta muito a síntese de proteínas musculares, além do mais, quando o consumo do leite no pós-exercício é associado com treino de resistência (mínimo 12 semanas) há um aumento na hipertrofia muscular.



Presentes em todos os tipos de leite, a proteína do leite bovino contém cerca de 80% de caseína e 20% de proteínas do soro, percentual que pode variar em função da raça do gado, da ração fornecida e do país de origem.



A ingestão de proteína ou aminoácidos, após exercícios físicos, favorece a recuperação e a síntese protéica muscular. Além disso, quanto menor o intervalo entre o término do exercício e a ingestão protéica, melhor será a resposta anabólica ao exercício.



Mesmo que pesquisas com o leite sejam limitadas, há algumas evidências que sugerem que o leite pode ser uma efetiva bebida pós-exercício para atividade de endurance.



O leite desnatado mostrou-se tão efetivo, senão mais, como bebida hidratante do que as bebidas esportivas comercializadas. O leite representa uma bebida mais rica em nutrientes sendo esta, ótima escolha para indivíduos que participam de atividades de endurance e força.



O leite desnatado bovino é uma bebida segura e efetiva no pós exercício para a maioria do indivíduos, exceto para aqueles que apresentam intolerância à lactose, porém, mais pesquisas são necessárias para melhor delinear a possibilidade de aplicação e eficácia do leite bovino na área da nutrição esportiva.


                                       Journal of the International Society of Sports Nutrition 2008.






Nenhum comentário:

Postar um comentário