terça-feira, 2 de fevereiro de 2010



Nutrição e Performance do Atleta


ADA - American Diet Association 
American College of  Sport Medicine Nutricion and Performance.


Exercícios são uma ótima opção para manter a saúde do corpo e associado a uma alimentação balanceada, hidratação constante e escolhas certas de suplementos gera respostas positivas.

Uma dieta adequada em carboidratos e proteínas ajuda a manter o peso corporal, diminuição da perda muscular, além de manter os níveis de glicogênio muscular. Os lipídios também devem ser adequados para que não aconteçam perdas e dados à massa muscular nunca sendo sua ingestão menor que 15% da recomendação diária.

Consumir uma adequada dieta e hidratação antes, durante e depois do exercícios ajuda a manter os níveis de glicose normal no sangue, e caso a dieta esteja bem balanceada em relação aos níveis de proteína não há a necessidade do uso de suplemento.

A hidratação também é um fator importante para melhorar o desempenho e minimizar os efeitos do exercício, como, por exemplo, a perda de massa muscular. Para uma boa hidratação o atleta deve ingerir de 400 a 600ml antes de iniciar os exercícios e a cada 15 ou 20 minutos durante a performance.

Após a atividade uma dieta rica em proteína e pobre em fibras e gordura deve ser consumida. A reposição de carboidrato deve ser suplementada com bebidas esportivas nos primeiros 30 minutos de exercício e suplementar novamente depois de 2,4 e 6 horas.

Os atletas vegetarianos devem tomar cuidado na hora da prática de exercício físico, pois a perda de vitaminas e minerais, além de elementos importantes como o ferro e a vitamina B12, podem prejudicar o desempenho e principalmente a saúde do atleta. Deve ser feita uma dieta própria com a distribuição adequada de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gorduras para que não haja deficiências e nem perdas nutricionais.

É importante lembrar que a suplementação deve ser feita de maneira adequada seguindo orientações de médico ou recomendação nutricional e principalmente que tenha comprovação científica.



Journal of the American Diet Association - Nov/Dez 2000



Ana Paula SANTOS

Carolina AGUILAR





Nenhum comentário:

Postar um comentário