terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cuidado com a Hipertensão!!!



Autores: Jaciele Friguetto Borth; Leidimara Inês Mariani Sartori; Patrícia Carlesso Marcelino Siqueira

A hipertensão arterial (HAS) é uma doença crônica não transmissível, de natureza multifatorial, assintomática na grande maioria dos casos, que compromete fundamentalmente o equilíbrio dos mecanismos vasodilatadores e vasoconstritores, levando a um aumento da tensão sanguínea nos vasos, capaz de comprometer a irrigação tecidual e provocar danos aos órgãos por eles irrigados.

É um dos fatores de maior risco de doenças cardiovasculares, podendo provocar, hipertrofia cardíaca e insuficiência cardíaca potencial, dissecção aórtica e insuficiência renal.

O exercício físico exerce efeitos importantes no tratamento da hipertensão arterial: Reduz os sintomas de angina; melhora a falta de ar em pessoas com insuficiência cardíaca; reduz a intensidade da dor ao caminhar em pessoas que têm obstrução nos vasos das pernas; melhora a qualidade de vida; ajuda no controle da pressão arterial das gorduras sanguíneas em pacientes com doenças nas coronárias; reduz em um quarto a mortalidade em pessoas que apresentam infarto do miocárdio.

Outros fatores para prevenção são:

- Perda peso (se obeso): Há grande relação entre o peso corporal e a pressão arterial. A obesidade mais do que triplica o risco de desenvolvimento de hipertensão.

- Reduzir a ingestão de sal a menos de 2.300mg (uma colher de chá) por dia: A maioria da população ultrapassa, excessivamente, o consumo de sal em relação a necessidade orgânica, e um consumo muito alto de sal pode se fator de risco para a hipertensão.

- Manter a ingestão dietética e adequada de potássio (frutas e vegetais): O potássio, comum nas frutas e vegetais frescos, parece auxiliar na redução da pressão pela promoção do aumento da quantidade de sal e excretado pela urina.

-Limitar a ingestão alcoólica: O consumo exagerado de álcool (três ou mais doses por dia em media) causa um aumento na pressão arterial.


Postado por: Amanda Manzini e Anna Carolina Horta

Nenhum comentário:

Postar um comentário