quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Enxaqueca e Alimentação


Estudos têm demonstrado que 90 a 100% das pessoas têm ou terão crises de dor de cabeça ao longo da vida.

As dores de cabeça são normalmente em uma metade da cabeça, mas podem ocorrer ocasionalmente nos dois lados.

Não se sabe a verdadeira e principal causa desencadeante da enxaqueca. Consideram-se responsáveis pela crise, o estresse, a ansiedade, a fadiga, as emoções, as tensões, as alterações climáticas, a iluminação inadequada, a inalação de poluentes, as oscilações hormonais, a mudança nos hábitos alimentares e o excesso de bebida alcoolica

Estudos demonstram outros fatores que podem desencadear a enxaqueca:

• Serotonina: pesquisas mostram que a quantidade de serotonina na urina de um doente aumenta freqüentemente durante uma crise de enxaqueca e o seu nível no sangue diminuí. Essas e outras observações levaram à formulação da teoria de que as cefaléias poderiam estar associadas a uma diminuição da quantidade de serotonina que chega ao cérebro.

• Enxaqueca menstrual: o porquê dela consiste na diminuição do nível de estrogênio que se registra antes do fluxo menstrual que impede a liberação das endorfinas (função analgésica) e favorece a produção de prostaglandina, substância envolvida na manifestação da dor. Em contrapartida, a dor desaparece quando os hormônios estabilizam.

• Hipótese do Magnésio: estudos demonstram que a falta desse mineral ao nível do cérebro pode contribuir para aumentar o limiar de excitabilidade dos estímulos e explicar a vasoconstrição que precede a vasodilatação dolorosa. Com base nesses dados, estão sendo feitas algumas investigações dirigidas ao estudo de uma terapêutica à base de magnésio para diminuição das crises.

Fatores nutricionais desencadeantes da  enxaqueca:

Os alimentos capazes de desencadear a enxaqueca possuem em sua composição substâncias capazes de provocar alterações no calibre dos vasos sanguíneos do encéfalo. São eles: doces, açúcar, bebida alcoólica , adoçantes, glutamato monossódico, alimentos que contenham nitritos, cafeína e tiamina.

Dicas Alimentares para evitar episódios de enxaqueca:

• Consuma alimentos que contenham selênio como a castanha de caju

• Fracione a dieta

• Evite o consumo excessivo de álcool

• Consuma magnésio presente em folhas verdes escuras, soja, leguminosas, castanhas, cereais como aveia, arroz integral, pães integrais, carnes, peixes e ovos

• Consuma alimentos que contenham vitamina B2, como carnes magras, iogurtes, leite, ovos, vegetais verdes, queijos.

Assinado por: Karen Tavares e Luciana Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário