O fenômeno do aumento, absoluto e proporcional, da população idosa vem ocorrendo tanto nos países desenvolvidos, onde já se encontra em fase de estabilização, quanto nos países em desenvolvimento, onde esse processo encontra-se mais acelerado, como é o caso do Brasil A proporção de idosos poderá chegar a 14% em 2025, quando então o Brasil figurará com uma proporção de idosos semelhante ao que é hoje registrado em países desenvolvidos . No Brasil, o envelhecimento populacional deve-se ao rápido e sustentado declínio dos índices de Fecundidade.
O envelhecimento é um processo que provoca alterações e desgastes em vários sistemas funcionais, que ocorrem de forma progressiva e irreversível Entretanto, diferencia-se de pessoa para pessoa, ocorrendo envelhecimento de alguns órgãos e tecidos em velocidades diferentes.
Relatos dos principais efeitos do envelhecimento em diferentes componentes da aptidão física: diminuição do peso corporal, da estatura, pela perda de massa óssea; aumento da gordura corporal, redução da taxa metabólica de repouso, e da massa muscular esquelética, queda da potência aeróbica, e da força máxima.
O que está em jogo na velhice é a autonomia, ou seja, a capacidade de determinar e executar seus próprios desígnios. A incapacidade é definida como a dificuldade ou dependência na realização de tarefas essenciais à vida, atividades que fazem parte do cotidiano e que são indispensáveis para uma vida independente na comunidade. Envelhecer mantendo todas as funções não significa problema quer para o indivíduo ou para a comunidade; somente quando ocorre diminuição das funções é que a situação é encarada como um problema.
Embora não somente a manutenção de um estilo de vida ativo seja responsável pelo envelhecimento com sucesso, percebe-se a importância que a prática de atividade física desde cedo e a continuidade da mesma ao longo dos anos tem no surgimento dos problemas inerentes a essa fase da vida, bem como na tentativa de minimizar o impacto de perdas biológicas, mantendo a independência funcional e otimizando ganhos nos âmbitos psicológico e social dos indivíduos.
A partir das relações observadas e do acelerado processo de envelhecimento populacional, faz-se necessário a implementação de programas de atividade física voltados para idosos. Essas políticas devem atuar tanto no nível de atividade física do lazer como do exercício.
Postado por: Heleuza Silva e Priscila Lumazini
Link:http://www.efdeportes.com/efd149/atividade-fisica-e-capacidade-funcional-em-idosos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário