quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Repositores Hidroeletrolítico


A busca pela qualidade de vida e longevidade faz com que as pessoas busquem um estilo de vida mais saudável, como a  prática de atividade física. 


Deste modo, uma área em intenso crescimento é o comércio de alimentos para praticantes de atividade física.


De acordo com estudo recente, há necessidade de fiscalização sobre a composição e rotulagem nutricional desses alimentos. 


Neste estudo, foram avaliados os rótulos de repositores hidroeletrolíticos nacionais prontos para consumo, comercializados em Belo Horizonte e Campinas, analisando sua conformidade em relação às legislações vigentes do Brasil. 


Conforme os resultados, todas as marcas apresentaram informação insuficiente e ausência da indicação quantitativa do conteúdo líquido em cor contrastante, infringindo a legislação, além de algumas apresentarem rótulos ilegíveis e teror de eletrólitos diferentes do que citados nos rótulos. 


Deste modo, o estudo demonstrou ser necessária a revisão das formulações e rótulos pelos fabricantes, assim como a fiscalização pelos órgãos competentes, visando garantir a funcionalidade dos repositores hidroeletrolíticos.


Outro estudo nessa área avaliou os efeitos da osmolaridade e concentrações eletrolíticas de três bebidas de diferentes osmolaridades após prática de atividade física de alta intensidade e duração. 


De acordo com os resultados, observaram-se diferentes graus de desidratação após o consumo dos repositores hidroeletrolíticos na população estudada.


Os dados dos estudos evidenciam a necessidade da rigorosa supervisão na produção, rotulagem e indicação do consumo de repositores hidroeletrolíticos, uma vez que são necessários em muitos casos, mas devem garantir ao propósito de repor os  hidroeletrolíticos de forma adequada, contribuindo para repor as perdas e colaborar com a saúde dos consumidores.


Postado por: Heleuza Silva e Priscila Lumazini

Nenhum comentário:

Postar um comentário