quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ginseng: suplementação para atletas

Panax Ginseng, é um conhecido da medicina chinesa tradicional. A erva tem sido utilizada pelo homem há milhares de anos, descrita como um tônico para a restauração da força, estimulante para aumentar o metabolismo e para regular a pressão arterial e glicose no sangue. 


Recentemente, a planta tem despertado interesse ocidental, e tem sido comercializada em lojas de alimentos saudáveis, mercados e farmácias, utilizado também em fórmulas manipuladas, em uma variedade imensa de utilização e preparo. Diversos livros promovem o Ginseng como um tônico saudável, estimulante e afrodisíaco. 

Na prática esportiva, o Ginseng é utilizado para melhorar o desempenho de atletas, aumentar a força física, restaurar o QI, melhorar a saúde global, melhorar a imunidade e aumentar a vitalidade, além da atividade antioxidante. Muitas das afirmações sobre a influência em atletas baseiam-se em estudos realizados na década de 1960 e de 1970 quando a erva ganhou grande força e passou a ser consumida por atletas e praticantes de atividade física, com o propósito de melhores resultados. Especula-se, ainda, que o ginseng pode atuar na redução da lesão muscular e da inflamação após o exercício. 

Em contrapartida, estudos sugerem que o ginseng pode causar distúrbios digestivos e interagir com diversos medicamentos, insulina, digoxina e anticoagulantes. 

Consulte sempre um profissional apto a sanar dúvidas e a prescrever sua utilização de forma consciente! 

Postado por: Daniela Alvarenga e Elineides Silva 

Referências: 

Cabral de Oliveira, A.C., A.C. Perez, G. Merino, J.G. Prieto, and A.I. Alvarez. Protective effects of Panax ginseng on muscle injury and inflammation after eccentric exercise. Comp. Biochen. Physiol. C. Toxicol.. Pharmacol. 2001 

Eschbach, L.F., M.J. Webster, J.C. Boyd, P.D. McArthur, and T.K. Evetovich. The effect of Siberian ginseng (Eleutherococcus senticosus) on substrate utilization and performannce. Int. J. Sport Nutr. Exerc. Metab. 2000. 






Um comentário: