quinta-feira, 26 de abril de 2012

Pirâmide Alimentar Brasileira


                                      


            Uma alimentação adequada é aquela que atende as necessidades nutricionais do indivíduo. Para tanto, a dieta deve incluir alimentos e preparações que disponibilizem energia e todos os nutrientes em quantidade e proporções equilibradas e suficientes.  Os alimentos são a única fonte de energia e nutrientes, e devem ser recomendados para o atendimento das necessidades nutricionais (PHILIPPI, 2008).

            O objetivo da pirâmide alimentar é manter o equilíbrio energético e o peso saudável, limitar ingestão energética procedentes de gordura; aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras; cereais integrais leguminosas; limitar ingestão de açúcar e sal.

 É Composta por quatro níveis:
  1.  Base da pirâmide constituída pelos cereais, tubérculos e possuem como nutriente o carboidrato que é a principal fonte de energia alimentar. Função energética.
  2.  Constituído por frutas, legumes e verduras que são responsáveis por fornecer fibras vitaminas, minerais e água. Função reguladora.
  3.  Constituído por carnes, ovos, oleaginosas, feijões e possuem proteína de alto valor biológico, vitaminas e minerais. Função construtora.
  4. Constituídos por óleos, gorduras, açúcares e doces. Possuem função energética extra.


Porções a serem consumidas dos alimentos

Alimentos
Porções
Arroz, pão, massa, batata e mandioca.
5 a 9
Verduras e legumes
4 a 5
Frutas
3 a 5
Carnes e ovos
1 a 2
Leite, queijo e iogurte
3
Feijões
1
Óleos e gorduras
1 a 2
Açúcares e doces
1 a 2


 10 Passos para uma alimentação saudável
  1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule refeições.
  2. Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais, (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos ( batata e mandioca). Dê preferência a grãos integrais e alimentos na forma mais natural.
  3.  Coma diariamente pelo menos e três porções de legumes, verdura, como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
  4.  Coma feijão com arroz todos os dias ou pelo menos cinco vezes por semana.
  5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos.
  6.   Consuma no máximo uma porção por dia de óleos vegetais como azeite e margarina.
  7.   Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas.
  8.  Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite comer alimentos industrializados.
  9. Beba pelo menos dois litros de água por dia de 6 a 8 copos. Dê preferência consumo de água nos intervalos das refeições.
  10. Torne sua vida mais saudável, pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias, evite as bebidas alcoólicas e o fumo, mantenha o peso dentro dos limites saudáveis.


Postado por Andressa Ventura e Walkiria Guerreiro

Referências Bibliográficas

PHILIPPI, S.T. Pirâmide dos Alimentos: Fundamentos Básicos da Nutrição. Manole.  1ª ed.  São Paulo, 2008.

Guia Alimentar da População Brasileira. Disponível em : http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/guia_alimentar_bolso.pdf. acesso em : 26/4/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário