quarta-feira, 25 de abril de 2012

Vegetarianismo no Esporte





            Vegetariano é todo aquele que exclui da sua alimentação todos os tipos de carne,  aves peixes e seus derivados, podendo ou não utilizar laticínios ou ovos, o vegetarianismo inclui o veganismo que é a prática de não utilizar produtos oriundos do reino animal (alimentar, higiênico e de vestuário).
            A dieta vegetariana tem sido associada a diversos benefícios a saúde como baixa ingestão de gordura saturada e colesterol. Entretanto, também têm sido motivo de preocupação, pelos aspectos prejudiciais á saúde devido às altas demandas durante o exercício que pode provocar deficiências nutricionais.
            A alimentação vegetariana é praticada, atualmente, por diversas razões - científicas, ambientais, religiosas, filosóficas, éticas. Estudos científicos demonstram que é possível atingir o equilíbrio e a adequação nutricional com dietas vegetarianas- ovolactovegetarianas, lactovegetarianas, ovovegetarianas e até veganas, desde que bem planejadas e, se necessário, suplementadas.
           Conforme estudo não foram encontradas diferenças na função pulmonar, resposta cardiorrespiratória e na força muscular entre vegetarianos e não vegetarianos.


Tipos de vegetarianos


Alimentos excluídos

Alimentos não excluídos
Ovolactovegetariano
-
Ovo, leite e derivados
Lactovegetarianismo
Ovos
Leite e derivados
Ovovegetarianismo
Laticínios
Ovos
Vegetariano estrito
Derivado animal- todos
-
Semivegetariano
-
Carnes brancas 3 vezes por semana

Recomendações Nutricionais

Os esportistas necessitam de 10 % a mais da recomendação de proteína, e suplementação de ferro, zinco, cálcio,  riboflavina, B12, ômega 3, quando a alimentação não consegue suprir as necessidades das vitaminas e minerais citados.

Postado por: Andressa Ventura e Walkiria Guerreiro



Referências Bibliográficas

FERREIRA, L.G; et al.Dietas vegetarianas e desempenho esportivo. Revista de Nutrição; Campinas. v. 19, n. 4, p. 469- 477. Junho/Agosto, 2006.

Guia Alimentar de dietas vegetarianas para adultos. Departamento de Medicina e Nutrição. Sociedade Brasileira Vegetariana, 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário