O
projeto Brasil
Food Trends 2020 é uma pesquisa que visa delinear o perfil do
consumo de alimentos para a próxima década. O documento foi organizado a partir de pesquisas em mercados
com o objetivo de fornecer informações às indústrias para que elas possam desenvolver
alimentos alinhados a preocupações do consumidor.
Os alimentos da próxima década serão
mais saborosos, saudáveis, de preparo fácil e rápido, de qualidade assegurada,
sustentável e ético. O consumidor buscará comida que traga os mais amplos benefícios
a um preço mais acessível. Os produtos deverão se alinhar às cinco macrotendências globais da
alimentação.
Para entender melhor, imagine as
macrotendências como grandes famílias. Como em toda grande família, há
preferências individuais, que nesse caso são as microtendências.
Sensorialidade e Prazer: é a que mais gosta de comer por
prazer. Fazem parte desta família o Premium (gosta da versão
sofisticada dos alimentos tradicionais com variação de sabor e texturas),
o indulgente sem culpa (consome guloseimas calóricas em versões zero,
light, sugar free e em porção reduzida), o escape da rotina diária (prefere
comida exótica e alimento com apelo lúdico e interativo), e o gourmet (escolhe
receitas tradicionais ou originadas em restaurantes).
Saudabilidade e Bem-Estar: preza o natural, integral, puro.
Integra esta família o saudável e nutritivo (prefere o alimento natural
e fresco), o light/diet, o fortificado (escolhe ingredientes
probióticos, prebióticos, simbióticos e antioxidantes) e o energético
(adepto do alimento que melhore o desempenho físico e mental)
Conveniência e Praticidade: valoriza a comodidade, a
facilidade e a rapidez. Tem
a turma do prático para preparo (escolhe pratos prontos e
semiprontos, com embalagens de fácil abertura) e a do snack (quer
saciar a fome onde estiver e ter tudo pronto e em porção individual).
Confiabilidade e Qualidade: procura por garantias de
qualidade e de segurança estampadas nos rótulos das embalagens dos produtos.
Divide-se em naturais e orgânicos (fogem de ingredientes artificiais) e qualidade
e segurança (buscam alimentos com selo de segurança, certificação,
rastreabilidade e identificação da origem).
Sustentabilidade e Ética: segue o lema "comer bem
fazendo o bem". É adepta de embalagens recicláveis e recicladas, e
divide-se em fairtrade (prefere produtos de empresas que tenham
comportamento sustentável, ético e sem maus-tratos a animais) e carbon
footprint (prefere alimentos com menor impacto ambiental ou que contribua
para a preservação da vida na Terra).
Essas mudanças virão para atender ao
desejo do consumidor que está mais crítico, mais bem informado, exigente e
decidido a buscar produtos mais saudáveis. Os fatores que influenciam a
modificação de hábito e padrão de consumo é a redução do tamanho da família, a
entrada na mulher no mercado de trabalho, o aumento no poder de compra, no
nível de escolaridade e na expectativa de vida.
Saiba mais sobre o
projeto Brasil Food Trends 2020 no site: http://www.brasilfoodtrends.com.br/Brasil_Food_Trends/index.html
Postado por
Letícia Andrade e Vivian Giubine
Referência
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