quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mitos e Verdades da Nutrição - Parte 2




         Como as incertezas na área da alimentação são muitas atualmente, preparamos uma segunda parte para os Mitos e Verdades da Nutrição.

A ingestão de proteína em excesso aumenta a massa do indivíduo?
         Não, a necessidade de proteína para sedentário tem um limite de 1g por quilo de peso corporal. Portanto o organismo utilizará apenas essa quantidade, acima disso a proteína será utilizada como fonte de energia e será eliminada pela urina. Praticantes de atividade física ou atletas necessitam de uma quantidade maior em função do aumento da “queima” de proteína para gerar energia durante o exercício e reparar as lesões musculares. O aumento da massa está relacionado a exercícios localizados, e não a ingestão em excesso que pode danificar os rins.

Os atletas necessitam de uma alimentação diferenciada em relação a um indivíduo sedentário?
         Sim, as recomendações de energia para os sedentários ou praticantes de atividade física moderada são insuficientes para atletas. O gasto energético dos atletas pode ser até 4 vezes maior que o de um indivíduo sedentário ou moderadamente ativo, contudo não basta oferecer mais energia, é preciso oferecer energia com qualidade, por meio de alimentos variados em quantidades adequadas.

As bebidas energéticas repõem energia?
         Não, a quantidade de energia oferecida por elas equivalem a de um refrigerante comum. Essas bebidas possuem como um de seus ingredientes a cafeína, que provoca um aumento da atividade mental. Porém seu consumo tem sido comumente associado com o álcool, assim os efeitos de euforia, ânimo e suposta energia se deve muito mais ao álcool do que ao energético.

O guaraná em pó misturado com algum tipo de suco ou água é um alimento energético?
         Não, o guaraná em pó encontrado em cápsulas no supermercado não é um alimento energético, mas como e rico em cafeína produz efeitos estimula o sistema nervoso central. Embora atribuam poderes curativos ao guaraná não, há evidencias científicas que comprovem isso.

A dieta vegetariana é mais saudável?
         Não, essa afirmação geralmente é feita por pessoas que tem esse tipo de alimentação, que não ingere nenhum tipo de alimento de origem animal.  Embora contenha colesterol, a carne é melhor fonte de ferro, portanto ela deve ser consumida com moderação. A falta de alimentos de origem animal pode acarretar em algumas deficiências nutricionais. Porém a dieta vegetariana for bem planejada e tiver suplementação não acarretará problemas nos adultos, mas não é recomendada para crianças, gestantes e mulheres que amamentam.


Postado por Letícia Andrade e Vivian Giubine

Referência

TIRAPEGUI, J. Mitos e verdades sobre nutrição e atividade física. In: TIRAPEGUI, J. Nutrição, metabolismo e suplementação na atividade física. São Paulo: Editora Atheneu, 2005. p. 329-335.

Nenhum comentário:

Postar um comentário