segunda-feira, 28 de maio de 2012

Nutrientes importantes e orientações nutricionais para atletas de natação.




Quantidades adequadas de carboidratos são essenciais para o bom desempenho na natação.

Dietas hiperproteicas (muita proteína) podem causar alguns efeitos prejudiciais na biodisponibilidade de cálcio, já que podem resultar no desequilíbrio do mecanismo homeostático de retenção desse mineral, repercutindo em aumento anormal na sua excreção renal (eliminação na urina).

Deve- se ter atenção especial para os minerais cálcio e ferro, sobretudo para atletas adolescentes do sexo feminino, pois elas podem apresentar comprometimento na densidade mineral óssea, levando a fraturas e anemia.

Dieta variada com quantidades necessárias de micronutrientes para suprir a demanda energética dos treinamentos.


 Nutrientes importantes


Cálcio: é fundamental para atletas, já que é usado para aumentar a potência dos três sistemas energéticos: ATP- CP, glicólise anaeróbia e aeróbia e ativar enzimas, incluindo as que atuam na glicogenólise para produção de energia e contração muscular.

Ferro: é um nutriente indispensável para a prática da atividade física, pois além de exercer as funções de transporte de oxigênio no sangue (hemoglobina) e no musculo (mioglobina), faz parte de diversas enzimas relacionadas aos processos oxidativos e a proliferação celular.

Zinco: desempenha papel essencial no rendimento atlético, sendo necessário para a produção de ácido nucléico e de proteína, e para a diferenciação celular. Exerce ação regulatória no metabolismo hormonal, incluindo produção, estoque e secreção de hormônios. É também necessário na secreção de insulina, participa da homeostase  da glicose e interfere no metabolismo lipídico.

Magnésio: além de sua função na manutenção e no aumento da massa óssea, está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas.



 Cuidado com suplementos alimentares


      Conforme a United States Olympic Committee - Sports Medicine, os suplementos nutricionais não devem substituir uma dieta equilibrada.

           O consumo de grandes quantidades de certas vitaminas e minerais (megadoses) pode ser perigoso ao menos por dois motivos:

  •  O primeiro é que ao longo de dos meses, as vitaminas lipossolúveis podem acumular- se, causando toxicidade;
  •  O segundo aspecto é que muitos atletas acreditam que os suplementos satisfazem suas necessidades nutricionais e não precisam consumir refeições  adequadas diariamente.


  Hidratação

         Uma adequada hidratação é de fundamental importância para os atletas em geral e, em especial para os que praticam esportes aquáticos não só antes e após o treinamento, mas também durante a competição. No caso de nadadores, deve- se ressaltar a grande perda de camada epidérmica associada com a prolongada imersão na água. 


 Postado por Andressa Ventura e Walkiria Guerreiro


Referências Bibliográficas

BIESEK, S; ALVES, L. A; GUERRA, I. Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte. 2º ed. São Paulo: Manole, 2010. p. 384- 392.

Nenhum comentário:

Postar um comentário