sexta-feira, 18 de maio de 2012

A Ortorexia Nervosa





         A preocupação com uma vida mais saudável tem gerado um grande interesse pelo alcance de uma alimentação saudável. Um novo quadro surpreendente relacionado à alimentação é denominado Ortorexia Nervosa (do grego, orthos significa correto e orexis, apetite), que é um comportamento obsessivo doentio, que caracteriza-se pela fixação por saúde alimentar, qualidade dos alimentos e pureza da dieta, acarretando restrições alimentares significativas.

As principais características da ortorexia nervosa (ON) são:

- Fixação em alimentação saudável, com mais de três horas ao dia de dedicação em torno da sua dieta.

- Preocupação exagerada com a qualidade dos alimentos, a pureza da dieta (livre de herbicidas, pesticidas, aditivos e outras substâncias artificiais) e o uso exclusivo de “alimentos politicamente corretos e saudáveis”.

- Sensação de segurança, conforto e tranquilidade vinculada à alimentação orgânica e funcional.

- Desejo de ser puro e natural, mesmo que a custo de perder o prazer na alimentação.

- Inicia-se com o desejo de melhorar a saúde ou perder peso, e finalmente a dieta passa a ocupar lugar central na vida.

- Atinge pessoas de personalidade meticulosa, ordenada e perfeccionista, com exagerada necessidade de autocuidado.

- É preferível ficar em jejum a comer o que se considera impuro ou perigoso à saúde.

- O cotidiano se torna extremamente limitado devido ao padrão restritivo de alimentação, gerando uma diminuição da qualidade de vida, conforme aumenta a “qualidade” da alimentação.

- Isolamento social devido à diferença da alimentação comum aos demais da sociedade.

- Tentativas insistentes de esclarecer para os outros sobre “alimentação saudável”

         Além disso, as pessoas com ON são excessivamente preocupadas com alguns aspectos como: a qualidade e o frescor dos vegetais, a ponto de cultivá-los para uso próprio; a contagem da mastigação a cada colherada de alimento; o local de alimentação e a quantidade de comida.

         Estudos sugerem que estudantes e profissionais da área de saúde, tais como estudantes de medicina, nutricionistas e médicos, podem ter maior predisposição ao desenvolvimento da ON.

         Contudo ainda são necessários mais estudos para descrever de modo mais completo o comportamento ortoréxico, sua etiologia, possível diagnóstico, tratamento, grupos e/ou populações vulneráveis.
Pois na busca da “pureza alimentar”, essas pessoas podem se tornar muito seletivas em relação aos alimentos que escolhem, optando por condutas alimentares cada vez mais restritivas que podem levar à carência de determinados nutrientes, colocando em risco a própria saúde.


Postado por: Letícia Andrade e Vivian Giubine

Referência

 MARTINS, M. C. T. Ortorexia nervosa: reflexões sobre um novo conceito. Rev. Nutr., Campinas, v. 24,n. 2, p. 345-357, mar./abr., 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário