Os carboidratos são fontes primarias de energia para o nosso organismo e funcionam como combustível para manter o corpo funcionando.São divididos em dois grupos: simples e complexos.
Os carboidratos simples estão presentes em maior quantidade nos açúcares em geral, mel, xarope de milho e algumas frutas, como laranja, uva e melancia. Já os complexos são formados por polissacarídeos, que demandam um tempo maior de digestão de até duas horas por terem a estrutura molecular maior, mais complexa e, por isso, sendo digeridos e absorvidos lentamente, ocasionando aumento lento e gradual da glicemia. Estes carboidratos estão presentes na aveia, no arroz, no pão, na batata e nas massas.
Mas por que existe essa dúvida de se restringir os carboidratos da alimentação durante o período noturno?
O metabolismo do nosso corpo diminui durante o período do sono, porém o organismo continua precisando de energia para manter suas funções vitais. Além disso, para quem pratica exercícios físicos, é no sono que o músculo se desenvolve e, para isso, precisa de carboidrato para gerar energia.
A ingestão de carboidratos em quantidade moderada à noite só ajuda a ter mais energia e não acordar sentido fome. É sempre válido ressaltar que é recomendado dar preferência aos carboidratos complexos, principalmente à noite, pois eles possuem boa quantidade de fibras, e como consequência, uma saciedade extra durante este período. Nada melhor do que uma alimentação equilibrada em todos os nutrientes para melhor atender às demandas nutricionais diárias.
Postado Por: Maria kairone
Fonte: http://www.einstein.br/blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário